• Carregando...

A cantora Ana Cascardo, professora do Conservatório de MPB da Fundação Cultural de Curitiba, começa nesta quarta-feira (20), às 20h30, no Espaço Promon, em São Paulo, a disputa do Prêmio Visa 2005. Ela é a única representante do Paraná entre os 24 classificados para a oitava edição do prêmio, um dos mais importantes do país. Ana concorreu com 2.686 candidatos de todo o Brasil, um número recorde de inscrições nos oito anos do evento.

Ao lado do pianista e arranjador Fábio Cardoso, Ana preparou quatro músicas para a eliminatória. Ela interpretará para o corpo de jurados as canções "Doce de côco" (Jacob do Bandolim e Hermínio B. de Carvalho), "Choro pro Zé" (Guinga e Aldir Blanc), "Soneto" (Chico Buarque) e "Linha de passe" (João Bosco e Aldir Blanc).

Esta será a fase eliminatória do concurso. Depois haverá a semifinal, que definirá os três finalistas, que irão apresentar-se no dia 19 de outubro no espaço Tom Brasil, em São Paulo. Eles concorrerão ao primeiro prêmio de 110 mil reais, mais a gravação de um CD. O segundo colocado ganhará 50 mil, e o terceiro, 30 mil. Nomes como os de Consuelo de Paula e Luciana Alves, intérpretes reconhecidas nacionalmente, estão entre os selecionados na edição deste ano, dedicada à categoria Vocal.

Ao comentar a classificação, Ana lembra o início da carreira, na década de 80. Dos 11 aos 19 anos, ela e os irmãos animavam bailes e bares de Itajubá, no sul de Minas Gerais. Em 1985, Ana iniciou os estudos de teoria musical com a pianista Heloisa Feichas. Em 1993, veio morar em Curitiba e continuou a estudar canto. Participou de oficinas com Elza Soares e grandes nomes da música brasileira em várias edições da Oficina de Música de Curitiba. Depois, entrou no grupo vocal Brasileirão, do Conservatório de MPB da Fundação Cultural, onde começou a dar aulas há cinco anos.

"Não tenho investido muito na carreira de cantora, estava mais concentrada em me aperfeiçoar como professora", conta Ana, hoje com 33 anos. "Apesar de ter aprendido muito dando aulas no Conservatório de Música Popular Brasileira, fiquei surpresa com a aceitação do material que enviei. Esse resultado dá um gás na minha carreira."

Em 1995, Ana ficou em primeiro lugar no Festival de Intérpretes do Sesc da Esquina. Em 98 e 99, consecutivamente, foi indicada como melhor cantora. Em 2000, ganhou o prêmio de melhor intérprete no Festival Estação da Canção. Ela já participou de diversos CDs de compositores e intérpretes paranaenses e tem seu trabalho solo pronto para ser editado.

Veja também
    0 COMENTÁRIO(S)
    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros

    Máximo de 700 caracteres [0]