
Dois dos grandes e mais tradicionais nomes do samba se apresentam em Curitiba neste fim de semana. O repique começa com a descontração do grupo Demônios da Garoa, que homenageia Adoniran Barbosa (1910-1982) com show no bar Aos Democratas nesta sexta-feira (confira o serviço completo). No sábado, é a vez de Dona Ivone Lara desfilar sua elegância pelo palco do Teatro Guaíra (confira o serviço completa).
Principal intérprete do sambista criador de músicas como "Saudosa Maloca", o grupo Demônios da Garoa está em sua terceira geração.
"Diziam que em vez de chorar, eu fazia quais, quais, quais", diz Ricardo Rosa, 22 anos, lembrando do refrão de "Trem das Onze". O pandeirista tem 22 anos, é o mais novo do grupo e é neto de Arnaldo Rosa, um dos fundadores do Demônios.
"Acho que a simplicidade com a qual ele retratou o cotidiano de São Paulo o fez tão grande", diz o músico. No repertório do show a banda já está ciente do frio que paira sobre Curitiba , clássicos do sambista centenário, como "As Mariposa", "Bom Dia Tristeza", "Chum Chim Chum", e releituras de canções de Tim Maia, Toquinho e outros. O evento também marca os sete anos do Bar Aos Democratas.
A dama do samba
"Dona Ivone Lara? É gente minha. Já dividi palco com ela na Itália, na Argentina, na Suíça. Fiz até uma música chamada Lara, que sai no meu próximo disco." O relato é do sambista Martinho da Vila, um dos seguidores da senhora que teve aula com Lucila Guimarães (esposa de Villa-Lobos) e que compôs sambas inesquecíveis como "Sonho Meu" e "Alguém Me Avisou". Pioneira, ela também foi a primeira mulher a assinar um samba-enredo.
Na apresentação, a sambista de 89 anos lança o CD e DVD Canto de Rainha, gravado em parceria com amigos e artistas como Caetano Veloso, Beth Carvalho, Jorge Aragão e Délcio Carvalho. O evento faz parte do projeto Quadra Cultural, idealizado pelo empresário Arlindo Ventura, proprietário dO Torto Bar.
-
CPI mapeia ONGs suspeitas de receber verbas no exterior para frear desenvolvimento na Amazônia
-
Descoberta na África reaviva interesse por petróleo no Sul do Brasil; área vai a leilão
-
Lula 3 acumula populismo, protecionismo, estouro de contas e repetição de erros
-
Na véspera de depoimentos, TRE-PR publica licença de relator e redistribui julgamento de Moro