• Carregando...
 | Foto: Divulgação
| Foto: Foto: Divulgação

Tango

Uma Noite em Buenos Aires

Teatro Positivo – Grande Auditório (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300), (41) 3317-3283. Hoje, às 20h30. Ingressos de R$ 81 a 186, de acordo com o setor. Assinantes da Gazeta do Povo têm 50% de desconto na compra de até dois bilhetes por titular. Classificação indicativa: livre.

  • Para o show, produtor brasileiro recrutou dançarinos das melhores casas de tango argentinas.

Quem circula pela Calle Florida, calçadão ao estilo da Rua XV de Novembro, em Buenos Aires, costuma se deparar com apresentações amadoras e profissionais de tango a céu aberto. As cenas são apenas uma amostra de como os argentinos incorporam o estilo de dança que nasceu na virada do século passado na região do Rio da Prata.

A nova edição do espetáculo Uma Noite em Buenos Aires pretende ambientar o público curitibano ao clima da capital argentina com um show completo de tango. Por cerca de 1h15 na noite de hoje, o Teatro Positivo recebe uma orquestra, que conduz bailarinos nos complexos passos do ritmo latino.

Com produção assinada pelo brasileiro Manoel Poladian, de São Paulo, a montagem completa 40 anos em circulação em 2014. Inicialmente concebida para ser um musical aos moldes das casas de tango da cidade portenha, a atração se tornou uma referência no estilo fora do país de origem.

"Recrutamos os melhores artistas dos palcos argentinos para o espetáculo", diz Poladian, que tem os campeões mundiais de tango Guido Palacios e Florencia Castilla no elenco. A coreografia do show é assinada pela companhia de balé de Johana Copes, profissional que responde pelo festival Bailemos Tango, realizado desde 2005.

Música

Como intérprete principal, Uma Noite em Buenos Aires apresenta o cantor Alberto Bianco. Em entrevista por meio de videoconferência à Gazeta do Povo, ele falou um pouco sobre o fascínio que o estilo musical exerce sobre a cultura latina. "Trata-se de um ritmo que nasceu no meio do povo. É uma música que depende muito mais do coração do que da técnica", afirma.

No comando da orquestra, o maestro Carlos Buono, que atualmente participa da turnê internacional do violinista holandês André Rieu, revela que o espetáculo passa por várias fases da história do tango, homenageando compositores renomados como Carlos Gardel (1890-1935), Alfredo Le Pera (1900-1935) e Astor Piazzolla (1921-1992).

"Trabalhamos muito com a memória do estilo, pois queremos mantê-lo vivo. Por isso, fazemos um espetáculo que deve se tornar inesquecível para o público", diz Buono. O artista diz que até o brasileiro Tom Jobim é homenageado pela produção. "Dedicamos um espaço ao compositor. É uma forma de agradecer ao público daqui, que sempre nos recebeu bem", diz.

O maestro revela ainda que adora se apresentar em Curitiba. "É uma cidade em que sinto que estou mais perto de casa."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]