• Carregando...
Interior do Edifício ASA em Curitiba: cenário ficcional de “A Bíblia do Che” | Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Interior do Edifício ASA em Curitiba: cenário ficcional de “A Bíblia do Che”| Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Locação de boa parte do livro A Bíblia de Che, o edifico ASA no centro de Curitiba foi um dos primeiros “arranha-céus” da cidade. Mas, assim como a passagem de Guevara por Curitiba, sabe-se pouco sobre a construção do prédio. Uma placa indica que ele foi inaugurado em 1954. A planta original, porém, se perdeu e há controvérsias sobre quem foi o arquiteto responsável pela construção.

O dia em que Che Guevara passou por Curitiba

Romance do escritor Miguel Sanches Neto usa elementos do romance policial e cenário curitibano para falar sobre passagem do guerrilheiro argentino pela capital nos anos 1960

Leia a matéria completa

O nome é um acrônimo: a construtora se chamava Aranha S.A. Com saídas para a Praça Osório, rua Voluntários da Pátria e Carlos de Carvalho, o edifício reúne 22 andares e 414 unidades, entre lojas e residências. Segundo dados do condomínio do ASA, por dia, circulam pelo prédio cerca de 4 mil pessoas.

Miguel Sanches Neto diz que escolheu o ASA porque o prédio “é um espaço simbólico muito forte da nossa modernização urbana”. “O ASA é um resumo de Curitiba. Tenho uma relação afetiva com ele. Gostaria de ter uma sala em um de seus andares altos, onde instalaria minha marcenaria de escritor. A vida pulsa ali”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]