• Carregando...
Campos de tulipas em Lisse, na Holanda, em imagem de satélite selecionada pelo projeto. | Daily Overview
/Divulgação
Campos de tulipas em Lisse, na Holanda, em imagem de satélite selecionada pelo projeto.| Foto: Daily Overview /Divulgação

Inspirado pela experiência dos astronautas que contam voltar do espaço com outra visão sobre a Terra, o artista norte-americano Benjamin Grant criou em 2014 um projeto online inteiramente dedicado a reunir imagens do planeta visto de cima.

Por meio de um site e de uma conta no Instagram, o “Daily Overview” traz fotos de satélite de várias partes do mundo que mostram transformações monumentais feitas na paisagem pela civilização.

O resultado dos recortes, nesta perspectiva, são imagens que parecem ter sido projetadas por um artista.

É o caso, por exemplo, dos navios e contêineres no Porto de Hamburgo, na Alemanha, que recebe mais de 132 milhões de toneladas de carga ao ano – imagem postada em julho do ano passado.

Ou do curioso desenho formado por um conjunto de casas residenciais na cidade de Delray Beach, no estado norte-americano da Flórida.

Certas construções fazem mais sentido se vistas de cima, como o forte abaluartado holandês de Bourtange, na Holanda.

O pátio de aviões do aeroporto de Victorville, na Califórnia, é outro que parece uma ilustração.

“A partir da nossa linha de visão, é impossível apreciar plenamente a beleza e a complexidade das coisas que já construímos, a enorme complexidade dos sistemas que desenvolvemos, ou o impacto devastador que tivemos em nosso planeta”, diz o artista, no site do projeto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]