• Carregando...
Obra de Doug Wheeler usa luz e formas para causar efeito de névoa. | /Divulgação
Obra de Doug Wheeler usa luz e formas para causar efeito de névoa.| Foto: /Divulgação

A Bienal de Curitiba no Museu Oscar Niemeyer vai até o dia 14 de fevereiro de 2016. Se você ainda não foi ao MON, vá. É sério.

As obras expostas no “museu do olho”, ainda mais as que ocupam o “olho”, são geniais. E esse é o ponto de vista de alguém que não entende nada de artes plásticas.

Minha lógica é a mesma do escritor Kurt Vonnegut (“Matadouro 5”). Ele costumava dizer que entender de arte “tem a ver com olhar para mil obras diferentes e descobrir quais foram importantes para você”. (Daria para acrescentar um: “E por quê?”.)

Doug Wheeler se tornou importante para mim. Numa das salas do MON, dentro da Bienal, o visitante precisa calçar proteções nos pés para entrar na sala que expõe uma instalação do artista. O ideal, diz a guia, é entrar de olhos fechados, caminhar até centro e abri-los devagar.

A sala é muito branca, como uma folha de papel sulfite, e não tem cantos. A extremidade de uma parede escorrega arredondadamente para a extremidade de outra. Numa delas– a que você vê ao abrir o olho – existe uma moldura luminosa, feita de luz neon branca.

Parece que a sala está carregada com uma névoa úmida, como se alguém tivesse usado gelo seco ou como se fosse uma daquelas manhãs de inverno cheias de cerração que anunciam um dia de sol.

É atordoante. Eu perdi o chão por um momento. Achei que flutuava.

A guia explica que o efeito de cerração, a ausência de ângulos, a perda de referência, tudo isso é feito com luz neon e com formas. Nada de gelo seco. Wheeler usa a percepção e sabe manipulá-la bem. Ele foi piloto, e esse passado tem a ver com a obra sem título exposta no MON. Depois de me deixar viajar em trocentas interpretações, a guia conta que Wheeler quis simular o efeito de entrar numa nuvem. “É isso!”, disse na mesma hora. “Uma nuvem.”

Confira o serviço completo no Guia

Olho

Na escuridão do “olho” do MON, estão várias obras que usam luz e peças refletoras – espelhos, vidros, metais. Parece um parque de diversões sensorial e ninguém fica indiferente a elas.

Uma esfera vermelha de Julio Le Parc, o artista homenageado da Bienal, parece um coração gigante. Do meu ponto de vista, não era exatamente uma esfera e os reflexos de luz pareciam pequenas coisas que se movimentavam dentro dela: sangue.

Uma cortina preta cria suspense para outra instalação, de Yumi Kori. Você atravessa o pano e caminha por uma estrutura de madeira rangedora.

No extremo, faixas impedem a passagem. Além delas, uma fileira de luzes azuis. Um azul noturno, apagado. Você olha para a estrutura e pensa: “Água!”. Bom, ao menos eu pensei. O que faz da madeira um píer.

Outras obras, todas interativas de alguma forma (e todas com data para sair de cartaz), fazem do passeio até o MON um programa para a vida.

*Uma versão anterior desta matéria citava o dia 6 de dezembro como a data que marcaria o fim da Bienal no MON. Essa era a data original, mas ela foi prorrogada até 14 de fevereiro de 2016.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]