Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Programe-se

Fotografia, objetos históricos e pinturas são tema de novas mostras

Exposições inauguram em galerias e museus de Curitiba ao longo da semana

Registro da fábrica  da Cerâmica Colombo, um dos materiais da exposição “Indústrias do Paraná”. | Divulgação
Registro da fábrica da Cerâmica Colombo, um dos materiais da exposição “Indústrias do Paraná”. (Foto: Divulgação)

O artista plástico José Gonçalves partiu de uma “saturação” para criar as obras figurativas recentes – repleta de cores – que estarão expostas a partir das 19 horas da quarta-feira (17) em Curitiba, na Galeria Zilda Fraletti, na mostra “Meu Mundo Recortado” – uma das exposições que inauguram essa semana em Curitiba.

Formado em Arquitetura pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), o artista, que começou a atuar na década de 1990, tem uma carreira sólida fora do Brasil: participou de várias mostras em Boston, nos Estados Unidos, além de Nova York.

O contato com o meio artístico no exterior aconteceu depois que um amigo de Gonçalves o apresentou para uma galerista, no começo dos anos 2000. “Foi quando comecei a me desvincular da arquitetura e trabalhar só com arte. Tive convites para ir embora, mas resolvi ficar em meu estúdio e enviar as obras do Brasil”, conta. Em setembro, o artista vai expor novas obras em Los Gatos, na Califórnia.

Para fazer os trabalhos que estarão expostos em Curitiba, o artista fez uma espécie de “mistura” de imagens que lhe agradam, retiradas de diferentes mídias. “Fui pegando revistas que eu gostava, imagens de propagandas. A ideia era fazer imagens aleatórias, sem um trabalho muito racional”, fala.

Na quinta-feira (18), a SIM Galeria recebe uma individual do artista plástico paulista Marcelo Moscheta, que pode ser visitada a partir das 10 horas. Conhecido por trabalhar a natureza em sua linguagem artística, ele apresenta em “Carbono 14” obras únicas criadas com tabelas de enciclopédia de jardinagem, além de séries. Em “Bicho do Paraná”, Moscheta interviu com guache e colagem em fotografias de araucárias. Já na série que batiza a exposição, ele apresenta desenhos de árvores brasileiras, feitos em papel carbono.

Fotografia e história

Nas pausas do trabalho como produtor de programas musicais na televisão e rádio, Cyro Ridal fotografa. Parte das imagens – 49 – de seu vasto acervo estarão expostas no Canal da Música na mostra “Fotos Causais de Movimentos Presos”, que abre para visitação do público na quinta-feira (18), das 10h às 18 horas. Paisagens e pessoas em ângulos descontraídos e curiosos, a maioria delas em preto e branco, são alguns dos temas abordados por Ridal.

Na sexta-feira (19), o Museu Paranaense inaugura uma nova mostra histórica, “Indústrias do Paraná”, a partir das 18 horas, que reúne objetos dos acervos de empresas como Matte Leão, Cerâmicas Colombo, Todeschini, entre outras, e mostra o desenvolvimento da indústria no estado. A exposição fica em cartaz por tempo indeterminado.

A entrada para todas as exposições é gratuita.

Um dos personagens urbanos registrados por Cyro Ridal, que estarão em sua exposição no Canal da Música. | Cyro Ridal/Divulgação

1 de 7

Um dos personagens urbanos registrados por Cyro Ridal, que estarão em sua exposição no Canal da Música.

Obras de Marcelo Moscheta trabalham com a estética da natureza; mostra estará na Sim Galeria. | Divulgação

2 de 7

Obras de Marcelo Moscheta trabalham com a estética da natureza; mostra estará na Sim Galeria.

Registro de funcionário da fábrica da Matte Leão – registros históricos do Museu Paranaense. | Divulgação

3 de 7

Registro de funcionário da fábrica da Matte Leão – registros históricos do Museu Paranaense.

Detalhes de Curitiba, por Cyro Ridal. | Cyro Ridal

4 de 7

Detalhes de Curitiba, por Cyro Ridal.

Novas obras de José Gonçalves estarão expostas na Galeria Zilda Fraletti. | Reprodução

5 de 7

Novas obras de José Gonçalves estarão expostas na Galeria Zilda Fraletti.

Trabalho de José Gonçalves. | Reprodução

6 de 7

Trabalho de José Gonçalves.

Uso de cores vibrantes é uma das marcas das obras recentes do artista. | Divulgação

7 de 7

Uso de cores vibrantes é uma das marcas das obras recentes do artista.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.