• Carregando...
Obras de Modigliani e Claude Monet: não se trata do Museu do Louvre, na França, e sim  do Museu Nacional do Espiritismo, em Curitiba, onde médiuns reproduzem pinturas de grandes artistas já falecidos | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Obras de Modigliani e Claude Monet: não se trata do Museu do Louvre, na França, e sim do Museu Nacional do Espiritismo, em Curitiba, onde médiuns reproduzem pinturas de grandes artistas já falecidos| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
O Museu Nacional do piritismo

Rua Vinte e Nove de Junho, 504, Tingui. Horário segundas e quartas das 20h às 23h e sábado das 15h às 18h. Entrada gratuita

Quadros inéditos de pintores como os impressionistas Claude Monet (1840-1926), Vincent van Gogh (1823-1890), Toulouse-Lautrec (1864-1901), ou do modernista Amadeo Modigliani (1884-1920) estão expostos no Museu Nacional do Espiritismo, no bairro do Tingui, região norte de Curitiba.

As obras atribuídas aos grandes pintores foram psicopictografadas por médiuns da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE), que mantêm o museu desde 1965.

Os grupos de psicopictografia ou “pintura mediúnica” atuam na SBEE desde 1982. Segundo o médium Vanderlei Rode, um dos coordenadores do museu, há cerca de cinco mil obras psicopictografadas por espíritos de artistas de diferentes escolas e períodos da história da arte no acervo.

Obra atribuída a Vincent Van Gogh.

Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Ao contrário do que acontece com outras entidades kardecistas no Brasil, os quadros não estão à venda.

“As obras não são comercializadas, pois têm finalidade social de gerar reflexão nas pessoas que as observam, e criar e uma atmosfera emocional. Também não é possível vendê-las porque não são produto só do trabalho do médium”, explica Rode.

Treino

Rode se dedica ao estudo da psicopictografia e aponta outra diferença do trabalho feito pelos grupos ligados ao museu em Curitiba daqueles feitos por médiuns como o célebre Luiz Gasparetto, de 67 anos, que ficou famoso pela pintura mecânica com os pés e com as mãos sem experiência anterior de desenho.

Quem é o dono do quadro: o médium ou os herdeiros do artista?

A lei de direito autoral (9.6010/98) dispõe que o direito sobre a obra psicografada cabe apenas ao médium e não pode não ser cobrado pelos herdeiros do artista morto.

O caso que criou o precedente na Justiça brasileira aconteceu ainda na década de 1940 quando Chico Xavier psicografou uma obra atribuída ao escritor Humberto de Campos, falecido em 1934.

A família do escritor maranhense entrou na justiça para obter os direitos, mas a decisão foi favorável a Xavier que chegou a juntar nos autos do processo uma petição “assinada” pelo próprio Campos o autorizando a escrever as obras . A decisão se tornou um precedente na justiça nacional desde então. .

No caso dos grupos de pintura da SBEE, os médiuns precisam se dedicar pelo menos três anos de estudos e passam por três fases.

Na primeira, chamada de “corpus da comunicação mediúnica”, o médium desenvolve sua relação pessoal com a pintura e conhecimentos sobre autores e períodos da história da arte.

Na segunda fase, chamada de “concepção de mentalidade”, o médium se torna capaz de captar ideias e pensamentos dos artistas desencarnados no chamado “polissistema espiritual”. Como exemplo desta fase, Rode faz uma metáfora com a “nuvem” da internet.

“Muito do que os artistas pensaram e estudaram em vida não é materializado em obras. Estes arquivos de pensamento ficam num campo frequência e o médium, por meio de estudos, entra em algum momento nesta frequência e acaba materializando estas obras.”

A maior parte das obras do acervo do Museu do Espiritismo pertence a esta fase, como os quadros de Vincent van Gogh e Modigliani atualmente expostos.

Azul de Monet

Série de quadros atribuídos a Claude Monet mostram paisagem de picos nevados.

Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

A terceira e última etapa, mais rara, é a expressão direta do espírito do artista através do médium. É quando o médium cria uma obra inédita com características e conteúdo pertinente com a produção do artista incorporado.

No museu do espiritismo há um grande exemplo de obra neste estágio, uma série de quatro quadros em que a médium Yeda de Camargo Coelho psicopictografou com a pena do Claude Monet: paisagens de picos nevados sobre um céu azul, a cor mais marcante da produção do impressionista francês.

Alguns quadros são bem parecidos com a produção original dos artistas. Outros não chegam a tanto.

O Museu Nacional do Espiritismo

Rua Vinte e Nove de Junho, 504, Tingui.

Horário segundas e quartas das 20h às 23h e sábado das 15h às 18h. Entrada gratuita. Contato: 3256-4383

Segundo Rode, a dificuldade de se aferir a autenticidade das obras se explica que pelo fato de que os espíritos estão em evolução permanente e assim, os traços não são mais os mesmo usados em vida pelos pintores.

A SBEE tem atualmente cerca de cinco mil médiuns. Há quatro grupos de pintura mediúnica na casa, que se reúnem às terças, quartas e sextas feiras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]