• Carregando...
Michael Devis, organizador do Street of Styles | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Michael Devis, organizador do Street of Styles| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Michael Devis já está acostumado a transformar a paisagem urbana de Curitiba através do graffiti de grandes proporções. Artista local reconhecido inclusive no exterior – com seu trabalho exposto na Europa, Japão e outras localidades – Devis é um dos produtores do Street of Styles, encontro internacional de grafiteiros que começa nesta quarta-feira (6) na capital paranaense e segue até o dia 12, no Portal do Futuro Bairro Novo e na PUC-PR. O evento reúne participantes de 20 países do mundo todo e de 19 estados brasileiros (veja os destaques da programação).

Alcançando a sua quinta edição, o evento foi idealizado para promover o fortalecimento da cena local, colocando a cidade no mapa do grafitti através da interação entre artistas locais e internacionais. “Nós procuramos diversificar bem os estilos e os artistas, que vêm ao evento com recursos próprios para mostrar seu trabalho e conhecer o que é produzido aqui. É importante que o público conheça as diferentes vertentes do graffiti”, assinala Devis.

Perfil

Michael Devis

Natural de Curitiba, Michael Devis tem 31 anos de idade. O graffiti dele é altamente influenciado pela cultura oriental, o que fica evidente no traço da sua série de maior expressividade: “Lolitas”, destaque durante a última Bienal de Curitiba. Seus trabalhos já ganharam destaque em espaços públicos e galerias do Japão, Dubai, Venezuela, México e Chile. Ele pinta há dezoito anos e é um dos principais nomes do segmento em Curitiba.

Rodrigo Henter, – artista do Rio de Janeiro conhecido no universo do graffiti como Ak47 – comenta que “estar no Street of Styles pelo segundo ano consecutivo é algo que eleva o nível do seu trabalho”. Além de integrar a lista de convidados, o carioca também trouxe na bagagem o projeto “Keep it Real”, que pretende registrar os bastidores do evento a exemplo do que já foi feito em cidades como Nova York (EUA), Lisboa (Portugal) e Mumbai (Índia), entre outras. Ele elogia o nível de organização e de profissionalismo e considera interessante “participar de um evento que fala da arte de rua mas que não é feito ‘nas coxas’”.

Além da organização e pluralidade de artistas, outra razão para o sucesso do evento – que na última edição conseguiu atrair um público de 35 mil pessoas – é que ele não se restringe apenas ao graffiti. Na programação também estão previstas etapas eliminatórias de competições de dança (individual ou dupla) e de skate, além de Live Paint, shows com DJs convidados e até mesmo um debate cujo tema é a relação entre o Design e o Graffiti. Sobre essa confluência de expressões artísticas, Michael Devis reflete “O graffiti e outras linguagens artísticas contemporâneas se movimentam paralelamente no ambiente urbano, então a dança, o skate sempre acabam se cruzando e sendo parceiras inevitáveis. O público mesmo cobra para que elas tenham representatividade dentro do evento e que cresçam como crescem no ambiente urbano”, completa.

Graffiti x Pichação

Uma das indagações sempre presentes na arte urbana é se a pichação merece o status de arte. Nesse sentido, Ak47 lembra que o que difere é a questão puramente estética: “A pichação e o graffiti se diferenciam pela estética mas o principio de ocupar o espaço público e passar uma mensagem é o mesmo”. Devis complementa dizendo que “muitas vezes, tanto o graffiti quanto a pichação são ilegais, tudo depende se o resultado final agrada ou não o observador esteticamente. Muitas vezes, por desconhecimento, as pessoas utilizam esses conceitos de maneira errônea”.

Confira os destaques da programação:

PUC-PR - Rua Imaculada Conceição

Dia 6

10h - Live Paint

16h30 - Eliminatórias Breaking Dance

Dia 7

10h - Live Paint

16h30 - Eliminatórias Breaking Dance

19h30 - Debate Graffit e o Design (Teatro Newmann)

Portal do Futuro - Sítio Cercado

Dia 8

14h às 18h - Workshops (Eco, Meres, Soneca e Stan Belini)

Dia 9

9h - Credenciamento dos Artistas

10h - Início das Pinturas

12h às 20h30 - I Love CWBeats (Shows Sonix, DJ Murillo, Raggamonk, Deibian entre outros)

10h - Mahallo B.Boy Contest

9h - Circuito Original Skate

Dia 10

12h - às 20h30 - I Love CWBeats (Shows Sonix, DJ Schasko, Lady Daphne, DJ BK12, entre outros)

10h - Mahallo B.Boy Contest

9h - Circuito Original Skate

Portal do Futuro Boqueirão (Rua Pastor Antônio Pólito, 2200)

Dia 11

10h - Mural Coletivo

Portal do Futuro Cajuru (Rua Monalisa Stefani)

Dia 12

10h - Mural Coletivo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]