• Carregando...
Catherine Zeta-Jones | Lucas Jackson/Reuters
Catherine Zeta-Jones| Foto: Lucas Jackson/Reuters
  • Denzel Washington e Viola Davis, melhor ator e atriz pela peça Fences

Nova York - Memphis, divertida revisão das origens do rock, e Red, peça sobre o artista Mark Rothko, receberam no último domingo os principais troféus do prêmio Tony, o mais importante do teatro norte-americano.

Memphis, inspirado no DJ Dewey Philips, com muito rock, soul e gospel na trilha, ganhou o prêmio de melhor musical, numa cerimônia cheia de celebridades, realizada no domingo no Radio City Music Hall. Em Red, o ator britânico Alfred Molina encarna um intenso e frustrado Rothko. A peça foi a mais premiada da noite – seis troféus, inclusive o de melhor peça. Molina, no entanto, não ficou com o prêmio de melhor ator, entregue a Denzel Washington por Fences, do dramaturgo August Wilson.

"Minha mãe sempre diz: o homem dá o prêmio, Deus dá a recompensa. Acho que hoje recebi ambos", disse Washington, de 55 anos, à plateia. Fences recebeu também o prêmio de melhor atriz, para Viola Davis, e de melhor reencenação (a versão original desse drama conjugal é de 1987).

A Gaiola das Loucas recebeu o prêmio de melhor musical reencenado e de melhor ator de musicais (o britânico Douglas Hodge). A melhor atriz de musical foi Catherine Zeta-Jones, em sua estreia na Broadway com A Little Night Music. Recebendo o troféu, ela disse que se sentia "como Cinderela".

Scarlett Johansson foi outra personalidade do cinema reconhecida na festa dos palcos – melhor atriz coadjuvante de teatro por Panorama Visto da Ponte, de Arthur Miller. "Ser bem-vinda nesta comunidade é um sonho absoluto que se realiza", disse.

Em frente ao Radio City Music Hall, centenas de fãs desafiavam a chuva para tentar ver ídolos de Hollywood convidados para a 64.ª edição do evento.

Red levou também os prêmios de melhor cenografia e direção. "Para mim, é o melhor momento da minha vida", disse o dramaturgo John Logan ao receber o prêmio de melhor peça. A mesma peça, já encenada em Londres, deu também o prêmio de melhor ator coadjuvante para Eddie Redmayne. Memphis, que aborda secundariamente as relações raciais nos EUA na década de 1950, levou quatro prêmios.

O apresentador da cerimônia foi Sean Hayes, de Will & Grace, que dividiu o palco com a banda Green Day, diante de uma plateia com nomes como Cate Blanchett, Will Smith, Antonio Banderas e Jay-Z. O prêmio Tony, que só leva em conta produções da Broadway, é definido por cerca de 700 produtores, atores e dramaturgos. Ele foi criado em 1947, e o nome é uma homenagem à atriz, diretora e benemérita Antoinette Perry, conhecida como Toni.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]