• Carregando...
Em um dos vídeos, Manchini interpreta o Rei Coxinha, uma sátira do viral “Dez Mandamentos do Rei do Camarote” | Divulgação/Felipe O’Neil
Em um dos vídeos, Manchini interpreta o Rei Coxinha, uma sátira do viral “Dez Mandamentos do Rei do Camarote”| Foto: Divulgação/Felipe O’Neil

Jovem, mas com bagagem

Para os vídeos do Pingo na Pia, Evandro Manchini aproveita sua longa experiência com as artes cênicas. Começou a fazer teatro aos oito anos, na Companhia Trianon, de Maringá. "Sempre tive essa aptidão por essa coisa cultural. Gostava de ler os textos em sala de aula, participava das apresentações de teatro", lembra.

Decidido a seguir carreira, se mudou para o Rio de Janeiro em 2005, com apenas 17 anos. Cursou a Escola de Atores da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) e se formou em Cinema pela Universidade Estácio de Sá. Ao lado de Carol Bradilli, uma das colegas do Pingo na Pia, produziu o curta-metragem "Tá na Hora", que ganhou prêmios como o de melhor curta no Festival de Filmes Curtíssimos. "Tecnicamente, não tem nada de especial; foi gravado com uma webcam. Mas foi criativo ao extremo", relembra.

No teatro, o paranaense fez a peça "Freud", dirigida por Regina Miranda e, este ano estreou seu primeiro monólogo, com "Um-Fausto", baseado na obra de Fernando Pessoa. "Fazer um monólogo é algo muito significante. Ainda mais este trabalho que mistura dança, performance e projeção de imagens. Tem que dar conta de muitas coisas ao mesmo tempo e exige uma concentração maior, um preparo maior." O espetáculo deve ser levado para Brasília (DF) em janeiro do ano que vem, e terá temporada na Alemanha em 2015.

  • Evandro Machini faz parte do G.O.T.A.S. (Grupo Ótimo de Teatro, Audiovisual e Similares), responsável pelas histórias postadas no canal do Pingo na Pia

Evandro Manchini não é comediante, mas com muito bom humor, tem se destacado na internet por fazer esquetes com críticas sociais. Nascido em Apucarana e tendo morado por quase dez anos em Maringá, o jovem ator, de 25 anos, é um dos responsáveis pela produtora carioca Pingo na Pia, cujos vídeos já superaram a marca de 1,5 milhão de visualizações em menos de um ano.

Ao lado de sete amigos com diferentes formações artísticas, formou o G.O.T.A.S. (Grupo Ótimo de Teatro, Audiovisual e Similares), responsável pelas histórias postadas no Youtube. Com cerca de 30 vídeos produzidos, o canal do Pingo na Pia já conta com 14 mil inscritos. "Não são vídeos engraçados, mas bem humorados. São críticas ao cotidiano, às vezes mais politizadas, às vezes mais comportamentais", explicou.

Os vídeos são postados todas as quartas-feiras, às 10h30. No último, Manchini interpreta o Rei Coxinha, uma sátira do viral "Dez Mandamentos do Rei do Camarote", vídeo que mostra o empresário paulista Alexander de Almeida, que chega a gastar mais de R$ 50 mil em uma balada.

Até o momento, a esquete mais acessada do Pingo é o "(Sub)textos", que apresenta uma estética inovadora. Em um encontro de duas colegas que não se encontravam há muito tempo, os diálogos são subvertidos pelas legendas, mostrando a diferença entre o que é falado e pensado em situações corriqueiras. O trabalho já rendeu quase 330 mil visualizações.

Outro episódio que caiu no gosto do público - com cerca de 280 mil visualizações - e repercutiu na imprensa foi o "Vida de Deputete", uma paródia das "empreguetes" da novela Cheias de Charme, que critica a corrupção do país e faz uma alusão aos escândalos envolvendo Demóstenes Torres e Carlinhos Cachoeira.

Apesar dos números expressivos, Manchini não sabe dizer ao certo qual é a receita para fazer sucesso na internet. "A gente se surpreende muito com nossos resultados. Às vezes, pensamos que algo vai repercutir, mas não tem tanta exibição. Outros vídeos, que nem esperávamos muita coisa, acabam tendo 150 mil acessos e muitas pessoas compartilhando. De qualquer forma, é importante estar sempre ligado nas redes sociais, buscar temas que as pessoas estão comentando e curtindo."

A trupe conta também com Flavia Prosdocimi, Jaderson Fialho, Tiago d'Avila, Monique Rodrigues, Branca Temer, Carol Bradilli e Felipe O´Neill.

Comparação

As comparações com o famoso canal Porta dos Fundos - que conta com "globais" como Fábio Porchat, Gregório Duvivier, entre outros grandes nomes do humor -, Manchini disse encarar com naturalidade . "O Porta é uma referência, pois foram eles que começaram. Têm um nível técnico legal e abriram um mercado muito bom. Hoje existem vários outros canais [de esquetes] e estamos num caminho interessante."

Segundo Manchini, a produção dos vídeos é 100% independente. Por isso, o Pingo na Pia têm buscado empresas interessadas em patrocinar o conteúdo ou inserir a marca em vídeos específicos. "Temos uma estrutura bacana, mas que é improvisada em alguns aspectos. Nossa maior dificuldade ainda é a falta de recursos, mas de pingo em pingo, a gente pode fazer uma tempestade", brincou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]