• Carregando...
"Lala foi muito corajosa em tudo", afirma Regina Vogue | Arquivo - Gazeta do Povo
"Lala foi muito corajosa em tudo", afirma Regina Vogue| Foto: Arquivo - Gazeta do Povo

Artistas e diretores que nasceram e atuam no Paraná lamentaram na manhã desta quarta-feira (28) a morte da atriz Lala Schneider. Muito abalado com o acontecimento, o diretor de teatro João Luiz Fiani falou sobre a forte ligação com a atriz.

"Convivo com ela desde os 15 anos, ela foi minha primeira professora de teatro. Tínhamos uma amizade muito profunda, de mais de 28 anos", relata emocionado. Fiani fez uma homenagem à amiga dando o nome dela ao seu teatro, inaugurado há 13 anos em Curitiba. E o diretor estava em vias de fazer outra. "Tinha começado a escrever uma peça sobre a vida dela para começar a ensaiar em maio".

A produtora, diretora e atriz de teatro infantil Regina Vogue lamentou Para Regina, foi uma grande perda para o estado. "Lala foi muito corajosa em tudo. Trabalhou sempre, foi uma mulher muito ativa, guerreira, que viveu do teatro a vida toda. Uma grande atriz", afirma.

O último encontro das atrizes foi há cerca de duas semanas durante o relançamento do calendário "Heroínas" para o qual as duas, e mais outras 12 atrizes paranaenses, posaram interpretando grandes personagens femininas da dramaturgia mundial. "A nossa amizade era muito bacana. A gente sempre se encontrava. E na exposição do Crystal ela estava perfeita, dando autógrafos. O legal é que ela morreu trabalhando", conclui a atriz.

Regina Vogue é nascida em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ela é considerada uma das maiores produtoras de espetáculos infantis. Em 2003, ela inaugurou seu próprio teatro, o Estação Teatro Regina Vogue.

Para o ator curitibano Ary Fontoura, que há muitos anos atua em novelas da Rede Globo, Lala sempre foi uma mulher batalhadora, estudiosa e que sempre incentivou as pessoas. "Uma mulher sensacional, um tipo de pessoa que faz uma falta danada e sempre alvo de muita gratidão por quem fazia teatro", comenta. Lala recebeu vários convites para trabalhar no Rio de Janeiro e São Paulo, inclusive um recente para fazer parte do quadro da Rede Globo, mas sempre preferiu permanecer na sua cidade natal.

Na opinião de Fontoura, Lala tinha uma noção perfeita de que sair de Curitiba para atuar fora não era o melhor remédio. "Ela falava que o amor pelo Paraná era tão grande que a impedia de permanecer longe por muito tempo", recorda o ator. Lala chegou a fazer participações em novelas da emissora, como Felicidade, na década de 80. A última aparição da atriz na Rede Globo foi uma ponta na série "A Diarista", no ano passado.

Fontoura e Lala não chegaram a atuar juntos no palco. Na época em que Lala trabalhava no Sesi, Fontoura mantinha uma companhia no Colégio Estadual do Paraná. "Mas chegamos a pertencer ao mesmo grupo no Teatro Guaíra e a contracenar no rádio-teatro", diz.

O ator, diretor e dramaturgo George Sada conheceu Lala em 1988, época em que fazia faculdade. "Nós sempre tivemos uma proximidade muito grande, uma relação de respeito e carinho. Admiro-a pelo grande nome que é no Teatro Paranaense e pela sua garra quando dizia: "Quero estar até o meu último dia de vida ligada ao Teatro". Segundo Sada, um dos últimos dias na faculdade marcaram muito.

"Eu, um pouco descrente, dizia querer ir embora da cidade e ela dizia que eu ficasse, porque eu tinha coisas para fazer nesta cidade, uma missão". George conta que no ano seguinte começou a dar aulas e seus projetos para abrir sua escola de teatro, a Cena Um.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]