• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

A novela arrasa-quarteirão "Avenida Brasil", da "Rede Globo", bateu o recorde de comercialização internacional e seus direitos de emissão foram vendidos a emissoras de nada menos que 125 países, informou nesta quinta-feira a empresa.

A novela escrita por João Emanuel Carneiro, com a colaboração de Antonio Prata, Luciana Pessanha, Alessandro Marson, Márcia Prates e Thereza Falcão, foi dublada em 19 idiomas e é a mais bem-sucedida da história da TV brasileira, superando o recorde de "Da Cor do Pecado", que foi exibido em 100 países, informou a assessoria.

Ao contrário da grande maioria das novelas brasileiras, "Avenida Brasil" enfocou sua trama em personagens de classe média e baixa, o que gerou enormes índices de audiência em 2012.

A média de audiência chegou a 69% do "share" e em seu último capítulo bateu a marca de 84%, com mais de 50 milhões de telespectadores, segundo dados do Ibope.

A "Globo" se surpreendeu por ter conseguido vender a série em países como a Colômbia e o México, tradicionais produtores e fortes exportadores de telenovelas e onde é raro que produções dubladas tenham um espaço em horário nobre.

A "RCN" da Colômbia transmite a produção desde janeiro passado com boa recepção dos telespectadores, o que gerou certa polêmica entre atores locais, e a "TV Azteca" mexicana estreará o folhetim em 17 de fevereiro em horário nobre, segundo a "Globo".

Atualmente, "Avenida Brasil" está sendo transmitida, entre outros lugares, na Argentina ("Telefe"), nos Estados Unidos ("Telemundo") e no Uruguai ("Teledoce") e no próximo dia 20 também estreará na França ("France Ô").

Na Argentina, onde estreou em 16 de dezembro, a produção chegou a alcançar 60% do "share" e alguns protagonistas ficaram tão famosos que ganharam reportagens em jornais como "Clarín" e "La Nación".

A trama, onde a vilã Carminha, interpretada por Adriana Esteves, se destaca, também foi transmitida com sucesso notável na Venezuela ("Venevizion Adicional"), no Chile ("Canal 13"), Portugal ("SIC") e Grécia ("Alpha TV").

A novela foi um fenômeno no Chile, por isso o Canal 13 decidiu mudar o horário de transmissão do último capítulo, que normalmente passava à tarde e foi exibido de forma especial em horário nobre, à noite, em 31 de janeiro.

Em Portugal, país onde devido ao idioma é normal as novelas brasileiras emplacarem, no último capítulo "Avenida Brasil" teve audiência inédita de 1,5 milhão de telespectadores, segundo dados da empresa "GFK". EFE

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]