• Carregando...
"O Cavaleiro das Trevas" foi o filme mais visto de 2008 | Divulgação
"O Cavaleiro das Trevas" foi o filme mais visto de 2008| Foto: Divulgação

Uma safra de filmes de qualidade e o aumento dos ingressos de cinema ajudou Hollywood a ficar bem das pernas em 2008, apesar de recessão, enquanto 2009 promete mais filmes em 3-D e algumas superproduções para atrair o público.

A receita das bilheterias dos Estados Unidos e Canadá caiu menos de 1 por cento, para 9,6 bilhões de dólares em 2008, comparado com 9,68 bilhões de dólares no ano anterior, disse a empresa de pesquisa Media by Numbers.

O público de cinema caiu em cerca de 5 por cento em 2008, mas como o preço médio dos ingressos subiu ligeiramente, a receita se manteve constante.

Paul Dergarabedian, presidente da Media By Numbers, disse que a alta qualidade dos lançamentos de 2008 ajudou o setor a evitar uma crise.

Ele espera que filmes elogiados pela crítica no final de 2008, como "Slumdog Millionaire", "Gran Torino" e "Dúvida" consigam atrair o público para o cinema em 2009.

"O Cavaleiro das Trevas", um filme do super-herói Batman, foi o campeão de bilheteria de 2008, atingindo o segundo lugar como o filme de maior bilheteria de todos os tempo nos EUA e Canadá, depois de "Titanic" (1997), com arrecadação de 531 milhões de dólares.

Outro filme de super-herói, "Homem de Ferro", com Robert Downey Jr., ficou em segundo lugar nas bilheterias de 2008, com 381 milhões de dólares.

"Os filmes são tão empolgantes, o produto tem tanta qualidade este ano que o público ficou muito animado", disse Dergarabedian.

Especialistas dizem que os ganhos das bilheterias de cinema são resistentes, mas não são imunes à recessão.

"Não é que as pessoas corram para o cinema porque a economia vai mal, mas é porque é mais barato comparado com outras formas de entretenimento, então não sofre tanto", disse Patrick Corcoran, diretor de mídia e pesquisa da Associação Nacional de Donos de Cinema.

Analistas do setor esperam que alguns filmes sejam grandes sucessos em 2009, como "Transformers: Revenge of the Fallen", "Terminator: Salvation" (da série "O Exterminador do Futuro") e o novo "Jornada nas Estrelas."

O MAGO AUSENTE

Um grande filme que ficou de fora das listas de 2008 foi "Harry Potter e o Enigma do Príncipe," que deveria ter sido lançado em novembro de 2008, mas teve a estréia adiada para junho de 2009, para aproveitar as férias de verão no hemisfério norte.

"Se Harry Potter estivesse entre os lançamentos de 2008, não teríamos tido uma queda", disse Corcoran.

O "Harry Potter" anterior arrecadou 292 milhões de dólares nos Estados Unidos e no Canadá.

Em 2009, os estúdios vão usar cada vez mais a tecnologia de terceira dimensão (3-D) para atrair o público, disse Dergarabedian.

Filmes em 3-D que serão lançados em breve incluem a animação da DreamWorks "Monsters vs. Aliens" e a sequência do filme de terror "Dia dos Namorados Macabro".

"As pessoas estão dispostas a pagar um pouco mais por isso, mesmo com a crise", disse Dergarabedian.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]