• Carregando...
Apresentações ao ar livre de peças de Shakespeare são parte das celebrações em Startford-upon-Avon, cidade natal do dramaturgo. | Leon Neal/AFP
Apresentações ao ar livre de peças de Shakespeare são parte das celebrações em Startford-upon-Avon, cidade natal do dramaturgo.| Foto: Leon Neal/AFP

A cidade natal de William Shakespeare, Stratford-upon-Avon, é o principal cenário neste sábado das homenagens para recordar o 400.º aniversário da morte do dramaturgo inglês. O presidente americano Barack Obama, que está na capital inglesa, se uniu aos atos com uma visita ao teatro Globe de Londres.

Obama, que está no Reino Unido desde quinta-feira, assistiu a uma apresentação especialmente organizada para ele pela companhia deste teatro circular a céu aberto, às margens do Rio Tâmisa, reconstruído em 1996 à imagem do edifício consumido pelo fogo em 1613 e no qual foram representadas as obras de Shakespeare durante sua vida.

“Deixe eu apertar a mão de todo mundo. Foi maravilhoso, não queria que acabasse”, declarou Obama após a apresentação. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, também se referiu ao aniversário, descrevendo o autor como o “maior escritor da história”. “O gênio de Shakespeare cativou e mudou o mundo”, afirmou, em uma mensagem na ocasião do dia de São Jorge, padroeiro da Inglaterra.

Ian McKellen: “Shakespeare foi o dramaturgo supremo”

Por ocasião do 400.º aniversário da morte de William Shakespeare, o ator britânico Sir Ian McKellen, um dos mais eminentes atores de sua época, afirmou que o escritor é o “dramaturgo supremo”.

Leia a matéria completa

O mais célebre dos dramaturgos morreu em 23 de abril de 1616, aos 52 anos, em Stratford-upon-Avon, no centro da Inglaterra, sua cidade natal, onde um grande elenco de estrelas do cinema e do teatro representarão na noite deste sábado os fragmentos mais conhecidos de suas obras. Entre as peças mais famosas de Shakespeare estão Romeu e Julieta, Macbeth e Hamlet, obras que fazem parte do patrimônio cultural mundial. Ciúme (Otelo), dúvidas (Hamlet) ou a ambição (Macbeth) têm nomes próprios na obra de Shakespeare.

Autor essencial

Ao contrário do que acontece com muitas datas similares, os eventos deste sábado não serão usados para recuperar a imagem de Shakespeare ou torná-lo mais popular: o autor é muito celebrado todos os anos e representar suas obras é uma parte essencial para ser alguém no teatro britânico. “Em minha família era conhecido como o homem que pagava o aluguel porque Michael (Williams) e eu fizemos apenas Shakespeare durante os primeiros cinco anos de minha carreira e é minha paixão”, disse a atriz Judi Dench ao canal Sky News sobre seu marido e ela.

Em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo, William Shakespeare fala de seu grande amor e diz temer a morte

Dramaturgo inglês também falou sobre a infância em Stratford-upon-Avon, a luta pelo poder e suas influências literárias

Leia a matéria completa

O príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, comparecerá ao evento que recebeu o nome de “Shakespeare Live!” em Stratford, que será exibido na televisão do Reino Unido e em todo o mundo pela BBC, assim como em cinemas da Europa.

Londres também entra nos festejos com o Globe, que receberá as duas últimas apresentações de Hamlet de uma turnê que levou a companhia do teatro a viajar por 195 países nos últimos dois anos – Síria e Coreia do Norte, no entanto, não permitiram a encenação de uma obra sobre o sobrinho de um rei tirano e usurpador. Ao longo do Rio Tâmisa foram instalados telões gigantes que exibirão 37 curtas-metragens, um para cada obra de Shakespeare, protagonizados por atores como Dominic West e Gemma Arterton.

Dominic Dromgoole, diretor artístico do Globe, afirmou que a força de Shakespeare se deve “a histórias excelentes que recriam as experiências humanas em todas suas formas”. “Suas obras fazem com que você sinta e entenda mais”, explica.

Stratford, onde Shakespeare nasceu e morreu, começou o dia com um desfile de atores por suas ruas que terminou no local onde o bardo está enterrado. A cidade programou peças de teatro, bailes, fogos de artifício e música, além de surpresas não reveladas. Outros locais celebrados são a casa onde supostamente nasceu em 1564 e a igreja da Santa Trindade, onde está enterrado. A escola onde historiadores acreditam que Shakespeare estudou foi restaurada e ficará aberta ao público de maneira permanente a partir deste sábado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]