• Carregando...
Mussum forévis! | /
Mussum forévis!| Foto: /

Nascido na zona norte do Rio de Janeiro (Morro da Cachoeirinha), Mussum estava destinado a uma profissão técnica, já que cursou um internato com aprendizado de ajustador mecânico.

Depois dos estudos, serviu na Força Aérea Brasileira. Foram oito anos em que ele levava junto participações na Caravana Cultural de Música Brasileira, organizada por Carlos Machado. Foi tocando samba que ele começou nas artes: mandava um reco-reco no grupo Os Modernos do Samba.

Na sequência, fundou o grupo ‘Os Sete Modernos’, depois chamado Os Originais do Samba, que conseguiu criar vários sucessos. As coreografias e as roupas coloridas os fizeram muito populares na tevê, e veio em seguida sua vida televisiva.

Entenda a língua do Mussum:

Mé: Cachaça

Ampola de diurético: Termo refinado para chamar a garrafa de cerveja.

Cacildis!: É a exclamação “Cacilda” traduzida para a língua do Mussum, cheia de palavras terminadas com “is”.

Forévis: No dialeto do Mussum, forévis significa bunda, traseiro.

Pindureta: Num dos vídeos mais famosos do Mussum, ele pede uma “ampola de diurético” de pede pro dono do boteco pendurar a conta. “Faz uma pindureta!”.

Foi em 1965 que ele estreou no programa humorístico Bairro Feliz, da Rede Globo. Diz-se que foi nos bastidores do show que Grande Otelo lhe deu o apelido de Mussum (muçum é um peixe escorregadio e liso), certamente porque o artista conseguia facilmente sair de situações estranhas.

Em 1973, o diretor de ‘Os Trapalhões’, Wilton Franco, viu Mussum numa apresentação de boate e fez o convite para que ele integrasse o grupo humorístico, que na época era exibido pela tevê Excelsior. Após recusar, de início, Mussum foi convencido pelo amigo Manfried Santanna: o Dedé. ) conseguiu convencê-lo, e Mussum passou a integrar a trupe em 1973.

O artista só deixou seu grupo de samba quando

Os Trapalhões entraram para a Rede Globo e o sucesso cresceu muito.

Ele morreu em 29 de julho de 1994, aos 53 anos, após um transplante de coração.

Relembre 10 grandes momentos de Mussum:

1. Armando uma “pindureta”:
2. Um metro de cachaça:
3. No restaurante:
4. ‘É mais embaixo’:
5. Passando trote:
6. Tomando leite:
7. Dr. Mussum:
8. Mussum e os enxadristas:
9. Com os Originais do Samba:
10. ‘Se gritar pega ladrão...”
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]