• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Shows

Veja este e outros shows no Guia Gazeta do Povo

  • Carlos Machado: canções contêm histórias que começam e terminam nas harmonias de seu violão
  • DVD -Longe e Outras Canções- Carlos Machado. Portátil Produções. R$ 25. MPB.

Grande parte das músicas do DVD Longe e Outras Canções, que o cantor e compositor Carlos Machado lança hoje, às 18 horas, na Livraria Arte & Letra, fala de "amores difíceis" (veja o serviço completo no Guia Gazeta do Povo).

"Parece que é a temática que melhor se encaixa com a minha música, um pouco por minha culpa e muito por conta dos meus parceiros poetas que estão sempre escrevendo versos sobre o amor", reconhece Machado.

O tema recorrente nas cuidadas composições de poetas, como Alexandre França, Luiz Felipe Leprevost e, o mais constante, Fernando Koproski, evoca a tradição de melancolia e saudade da música popular brasileira.

Os arranjos das canções, no entanto, com influências da bossa nova, do jazz e da música contemporânea envolvem as composições em uma atmosfera agradável, de melodias delicadas e amenas.

Outra peculiaridade das canções de Machado: a maioria delas contém uma narrativa, uma história que começa e termina nas harmonias de seu violão.

Para o compositor, essa característica acontece porque seu trabalho como "escritor influencia o de compositor". Além de ser professor de literatura, Machado já publicou quatro livros.

"Para mim, que só escrevo prosa, um livro de 20 contos é como um álbum de 20 músicas. Os meus livros pedem uma trilha sonora", diz.

"O meu disco Longe, por exemplo, é a trilha sonora do livro Poeira Fria", compara, citando dois trabalhos que lançou no ano passado.

Show

O DVD que será lançado hoje à noite foi gravado em 2012, durante uma apresentação no Teatro Guairinha, e reúne as músicas do CD Longe e também um apanhado das canções dos cinco anos da carreira solo do curitibano que cresceu em Londrina.

Com passado de baixista da banda de metal Sad Theory, Machado apostou em sonoridades limpas na gravação do DVD, tocando violão ao lado de uma banda composta por Flávio Lira (baixo acústico), Ronaldo Jr. (teclado) e Alysson Irala (guitarra) e algumas participações de seus parceiros.

Atualmente, o músico grava um novo álbum intitulado Los Amores de Paso, uma coletânea de 12 canções regravadas em versões cantadas em espanhol, e que serão apresentadas na Espanha e Argentina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]