• Carregando...

Em entrevista ao telejornal Em Cima da Hora, da GloboNews, o cardiologista Flávio Cure Palheiro, médico particular de Bussunda, disse que a morte do humorista foi uma surpresa já que suas condições de saúde era normais.

- O Bussunda era uma pessoa cuidadosa que estava um pouco acima do peso e que já vinha acompanhando isso, estava fazendo dieta, estava perdendo peso e também tratava da asma com regularidade e com todos os critério. Me causou realmente espanto, isso que aconteceu, porque no mês de janeiro passado, ele foi submetido a um check-up, que ele fazia com regularidade, e os exames foram absolutamente normais.

Ao ser questionado sobre a rotina de atividades físicas, o médico disse que Bussunda levava os exercícios a sério:

- Ele estava agora numa fase de exercício, estava se exercitando com regularidade; estava em tratamento de dieta, sendo acompanhando por uma nutricionista, estava perdendo peso, numa fase profissional e familiar excelente, sem nenhum problema. Era uma pessoa que não fazia uso de álcool, não usava droga ilícita e não fumava. O único fator de risco que ele tinha, realmente, para a doença coronariana era a sua história genética, porque ele tinha doença coronariana no pai e na mãe, que foram portadores, e lipidemia, ou seja, tinha colesterol alto. Realmente, me causou espanto isso que aconteceu.

Para o cardiologista, uma morte súbita pode ter várias causas e, no caso de Bussunda, não se descarta a possibilidade de uma pequena lesão coronariana não detectada e que pode ter evoluído.

- Na faixa etária do Bussunda, uma das principais causas da morte súbita é a doença coronariana. Ele poderia ter alguma lesão coronariana de pequena monta que não foi flagrada no teste que ele fez em janeiro. Isso é muito difícil de acontecer, mas pode ter acontecido e evoluiu rapidamente. Outra causa que justificaria isso seria uma arritmia cardíaca, que pode acontecer em alguém que se exercitou - eu não sei em que circunstância, qual o exercício, a quantidade de exercício que ele fez e a quantidade de medicamento que ele tomou para a asma, antes ou depois do exercício. Precisaria saber mais detalhes. Mas a arritmia pode acontecer em quem faz uso de medicamento para tratamento da asma e também para quem se exercita excessivamente, em um determinado momento - explicou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]