• Carregando...

O Carnaval de Curitiba de 2012 seguirá com dois vencedores no grupo especial. A decisão da Fundação Cultural de Curitiba foi anunciada nesta sexta-feira (24) por meio de uma nota oficial postada no Facebook. A escola de samba Acadêmicos da Realeza, uma das campeãs, havia apresentado recurso contestando a anulação das notas de um jurado, no quesito alegorias e adereços.

A pontuação foi desconsiderada por uma suposta rasura nas notas. De acordo com a Fundação Cultural de Curitiba, o regulamento do carnaval prevê que as panilhas com rasuras sejam anuladas. Assim, as escolas de samba Acadêmicos da Realeza e Mocidade Azul são as campeãs do grupo especial do carnaval de Curitiba.

A FCC informou ainda que o regulamento não prevê que recursos sejam apresentados quanto ao resultado final do carnaval. A reclamação da Acadêmicos da Realeza foi analisada pelo departamento jurídico na condição de pedido de esclarecimento.

Sobre o fato de haver dois vencedores, a FCC afirmou que o sorteio de um dos quesitos não desempatou a apuração e o regulamento não apresenta outros critérios para definir a agremiação campeã. A entidade, então, confirmou o empate. As notas de samba-enredo não serão anuladas, segundo afirmou a FCC nesta sexta. Esse foi o quesito que motivou um tumulto durante a apuração. A nota seria anulada se tivesse sido rasurada ou fosse inferior a 5.

No último domingo (19), componentes da Embaixadores da Alegria, insatisfeitos com as notas, tentaram invadir o Teatro Londrina, no Memorial de Curitiba, onde ocorria a apuração. Houve empurra-empurra e guardas municipais chegaram para fazer a segurança do local. Integrantes da agremiação não concordaram com as notas atribuídas pelos jurados no quesito samba-enredo –- 8 e 8,5. A divulgação das notas chegou a ser suspensa suspensa por 30 minutos.

Desfile

As escolas de samba Acadêmicos da Realeza e Mocidade Azul foram as campeãs do grupo especial do carnaval de Curitiba de 2012. As escolas terminaram empatadas, com 163 pontos, e a organização do carnaval de Curitiba decidiu que as duas deveriam ficar com o título.

O enredo da Acadêmicos da Realeza foi "No samba da Realeza o sabor da sedução", falando do chocolate. A Mocidade Azul contou a história da própria escola na avenida, com o enredo "Azul a cor do céu, a cor do mar, há 40 anos a cor do meu lar". A campeã de 2011 também havia sido a Mocidade Azul.

A apuração dos votos dos 20 jurados teve diversos tumultos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]