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Recentes CDs do Foo Fighters e Dave Matthews Band que contém uma nova tecnologia de proteção contra pirataria estão vendendo bem, apesar da reação adversa de alguns fãs irritados com o fato de os discos serem incompatíveis com seus iPods (aparelho que toca MP3), disseram especialistas na quinta-feira. Com o objetivo de combater a pirataria, gravadoras como a Sony BMG, que lançou os dois CDs, estão colocando no mercado dos Estados Unidos discos protegidos contra cópias que permitem que os usuários gravem três reproduções completas do álbum e armazenem as canções em um computador em formato Windows Media, da Microsoft.

Mas a proteção contra cópias impede que os usuários importem as canções para um iPod porque o software Fairplay, da Apple, não é compatível com o Windows.

"Esse CD (do Foo Fighters) tem um esquema de proteção contra cópias que o torna absolutamente inútil para os 30 milhões de proprietários de iPods", escreveu C. Anderson, do Texas, em uma resenha de consumidor publicada pelo site da "Amazon". "Como é que uma banda pode ser estúpida a ponto de alienar tamanha proporção de seus fãs?"

Cerca de um terço das 252 resenhas de consumidores sobre o novo disco do Foo Fighters publicadas esta semana no site da "Amazon" (que menciona com destaque o fato do CD ser protegido contra cópias) são queixas sobre a tecnologia.

Os executivos da indústria fonográfica alegam que continuam negociando com a Apple Computer com o objetivo de tornar esses CDs compatíveis com o iPod. Nesse meio tempo, a Sony Music também lançou versões dos dois discos no serviço downloads pagos iTunes, da Apple.

Isso apaziguou alguns dos usuários de iPods, mas outros continuam zangados porque gostam de comprar uma cópia física de um disco e depois carregar o conteúdo em seus iPods.

Shaw Wu, analista da American Technology Research, disse que a resolução do problema beneficiará tanto a Apple quanto as gravadoras. "A Apple lidera na música digital. Não faz sentido lançar muitos CDs protegidos contra cópias se forem incompatíveis com o iPod. Mas a Apple pode correr riscos se os discos venderem bem", afirma.

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