• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Há alguns anos a tradição norte-americana de celebrar o Halloween, o dia das bruxas, virou moda no Brasil. São festas em escola de inglês e casas noturnas, gente fantasiada e filmes de terror na tevê.

A cultura anglo-saxônica, com raízes na história celta, especialmente entre os irlandeses, levou para os EUA, junto com os imigrantes, a celebração da noite do 31 de outubro, por ser a véspera do Dia de Todos os Santos.

Não falta também quem lembre que a data no Brasil coincide com o Dia do Saci e que nosso folclore é que deveria receber atenção. Mas não tem jeito, criou-se no país, entre quem gosta do gênero, a tradição de assistir a filmes de terror nessa época.

Leia também: Um filme se revela bom ou ruim em cinco minutos

“The Babadook” recebeu ótimas críticas. O filme fala de um livro misterioso que uma mãe lê para o filho – o pai morreu na noite em que a criança nasceu. No volume – que deveria embalar o sono do menino –, surge um personagem sombrio com capa e cartola que passa a assombrar a casa.

Para quem gosta, a Netflix tem “Atividade Paranormal” de 2 a 4 – pré-requisito para assistir ao último capítulo. A finalização explica alguns mistérios da série e traz como personagem uma câmera filmadora, que tem o poder de revelar presenças sobrenaturais.

Leia também: 12 filmes lançados há 25 anos, mas que têm muito a ensinar nos dias de hoje

Cabe aqui homenagear o cinema brasileiro com seu expoente do terror, Zé do Caixão (fica a dica para assistir “À Meia-Noite Levarei Sua Alma”) antes de listar abaixo os 6 (+66) filmes mais aterrorizantes de todos os tempos.

Divulgação

1. Dawn of the Dead

George A. Romero criou um novo conceito para os chamados “mortos-vivos” e na produção de 1978 o diretor apresenta as características que hoje se tornaram comuns em séries e filmes de zumbi: cadáveres em decomposição que se arrastam e se alimentam de carne humana. A refilmagem “Madrugada dos Mortos”, de 2004, é uma versão mais bem produzida do clássico e também vale a pena ser conferida.

Divulgação

2. Sexta-Feira 13

A saga de filmes de terror criada por Sean S. Cunninghan já está em sua 12ª produção, a primeira datando de 1980. Foi nesta série que surgiu o famoso personagem Jason Voorhees, que morreu afogado, mas volta à vida para vingar a morte da mãe. Sua máscara branca de hóquei e o facão dispensam apresentações.

Divulgação

3. The Evil Dead

A versão original da produção, de 1981, conta a história de um grupo de adolescentes que decide passar um fim de semana em uma cabana isolada no interior do Tennessee. Lá eles encontram um “Livro dos Mortos” e, ao reproduzir algumas das passagens da obra – coisa que só acontece em filmes de terror –, eles libertam demônios que estavam adormecidos – estes passam a possuir os personagens, um por um. A refilmagem “A Morte do Demônio”, de 2013, faz jus ao original.

Divulgação

4. A Hora do Pesadelo

Assim como em “Sexta-Feira 13”, a série lançou um dos mais assustadores personagens de filmes de terror: o assassino de crianças Freddy Krueger. Após ter tido o corpo totalmente queimados por pais vingativos, Freddy passa a controlar e atacar adolescentes em seus sonhos, matando-os também na vida real. A pele totalmente deformada e as lâminas no lugar dos dedos são o suficiente para transformar qualquer sonho em pesadelo – literalmente.

Divulgação

5. A Casa dos Mil Corpos

Escrito e dirigido por Rob Zombie, a trama tem início quando dois casais decidem visitar uma loja repleta de suvenires macabros à beira de uma estrada. No lugar, eles conhecem mais sobre a lenda do dr. Satan, famoso médico local que torturava e matava suas vítimas. E nada melhor do que serem apresentados à própria família do doutor, formada por psicopatas que submetem o grupo a rituais e torturas. A continuação, “Rejeitados pelo Diabo”, é igualmente sangrenta.

Divulgação

6. O Exorcista

Não poderia faltar o clássico do terror, lançado em 1973, baseado no livro homônimo de William Peter Blatty. A história acompanha todo o processo de possessão de uma garota de 12 anos pelo demônio Pazuzu, para em seguida ser realizado um conturbado exorcismo. Além de ser conhecido pelas cenas perturbadoras, o filme ficou com fama de “amaldiçoado” após acidentes inexplicáveis terem acontecido durante as gravações, envolvendo um incêndio no set e a morte de várias pessoas da equipe antes que a produção chegasse aos cinemas. Não é à toa que se tornou uma das produções do gênero mais lucrativas de todos os tempos, arrecadando mais de 400 milhões de dólares em todo o mundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]