• Carregando...
“Rififi”, de Jules Dassin, tem uma sequência clássica que dura mais de 20 minutos em que ninguém fala nada. | Divulgação
“Rififi”, de Jules Dassin, tem uma sequência clássica que dura mais de 20 minutos em que ninguém fala nada.| Foto: Divulgação

Filmes de assalto não chegam a ser um gênero à parte no cinema, mas muita gente muito boa já se dedicou a contar histórias de roubos e planos perfeitos (que, com frequência, dão errado).

A equipe do “Caderno G” fez uma pequena seleção de produções exemplares desse tipo de história, indicando quais estão disponíveis na Netflix e quais, em DVD.

A lista segue mais ou menos uma ordem de importância, a começar por “Rififi”, um filmaço que completa 60 anos em 2015.

1. Rififi (1955)

Talvez o melhor filme de assalto de todos os tempos, este suspense de Jules Dassin continua impactante mesmo 60 anos depois de ter sido lançado. As sequências de perseguição são feitas no braço e se tornou clássica a sequência de 23 minutos e 22 segundos do assalto em que ninguém diz palavra. Tenso. (Disponível em DVD.)

Clive Owen é o bandido em “O Plano Perfeito”. Divulgação

2. O Plano Perfeito (2006)

O diretor Spike Lee pegou a ideia do “crime perfeito” e colocou Clive Owen (o ladrão) de um lado e Denzel Washington (o policial) de outro. O roteiro inteligente e a trilha sonora de primeira fazem desse filme um achado. (Disponível na Netflix.)

Reginaldo Faria se destaca no elenco de “Assalto ao Trem Pagador”. Divulgação

3. O Assalto ao Trem Pagador (1962)

Um evento no cinema brasileiro. Com direção de Roberto Farias, filme se baseia em fatos reais e conta a história do assalto de trem ocorrido no Rio de Janeiro de 1960. O crime foi engendrado pela gangue de Tião Medonho (vivido no filme por Eliezer Gomes). Um jovem Reginaldo Faria desponta no elenco. (O filme completo está no YouTube.)

Al Pacino já era um astro quando estrelou “Um Dia de Cão”. Divulgação

4. Um Dia de Cão (1975)

Al Pacino interpreta o criminoso atabalhoado que tenta assaltar um banco para pagar a cirurgia de mudança de sexo da namorada. No processo, algumas coisas dão muito errado e ele acaba virando uma espécie de ídolo popular. Na época do filme, Pacino já era o astro de “O Poderoso Chefão”. (Disponível em DVD.)

Gene Hackman e Danny De Vito em “O Assalto”. Divulgação

5. O Assalto (2001)

David Mamet é conhecido por escrever diálogos afiados como os de “O Sucesso a Qualquer Preço”. Neste filme de assalto, ele conta com um elenco sensacional, encabeçado por Gene Hackman e Danny DeVito. (Disponível em DVD.)

Michael Madsen, Harvey Keitel e Tim Roth: “Cães de Aluguel”. Divulgação

6. Cães de Aluguel (1992)

Filme de estreia de Quentin Tarantino que, na época, rendeu a ele comparações com Martin Scorsese. A história mostra os bastidores de um assalto frustrado (que nunca é mostrado na tela) enquanto a gangue de criminosos tenta descobrir quem é o informante que estragou o plano todo. (Disponível na Netflix.)

Clooney e Brad Pitt: parte da patota do diretor Steven Soderbergh. Divulgação

7. Onze Homens e Um Segredo (2001)

O diretor Steven Soderbergh resolveu reunir toda a sua patota (que inclui George Clooney e Matt Damon) para fazer este remake de um filme originalmente estrelado por Frank Sinatra. Danny Ocean (Clooney) quer roubar um dos cassinos mais seguros e endinheirados de Las Vegas e monta um plano mirabolante para tanto. A brincadeira se tornou uma das maiores bilheterias do cinema americano em todos os tempos – a 39.ª maior, para ser exato. (Disponível em DVD.)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]