• Carregando...
Chatô levou 20 anos para ser concluído | Divulgação/
Chatô levou 20 anos para ser concluído| Foto: Divulgação/

O filme “Chatô”, de Guilherme Fontes, teve a sua estreia confirmada em pelo menos nove salas de São Paulo e do Rio de Janeiro. A obra entrará em cartaz nesta quinta (19).

Em São Paulo, o filme já está programado para três salas da rede Cinemark: Shopping Iguatemi, SP Market, Pátio Higienópolis. Também estará em cartaz no Shopping Iguatemi Campinas, no interior do Estado.

No Rio, o filme entrou na programação de três salas do circuito Estação NET (Gávea, Ipanema e Botafogo), e também em duas da rede Cinemark (Botafogo e Downtown). Em Curitiba ainda não há informações sobre a estreia.

Epopeia cinematográfica de 20 anos, “Chatô” leva às telas a vida do político, jornalista e empresário Assis Chateaubriand (1892-1968): reconstrói episódios de sua vida como a proximidade com Getúlio Vargas, a criação do Masp e a chegada da televisão ao Brasil numa chave delirante.

Entenda o caso

Realizador sem experiência prévia na direção de cinema, o ator Guilherme Fontes comprou os direitos da biografia homônima escrita por Fernando Morais em 1995. Desde então, Fontes captou R$ 8,6 milhões via leis de incentivo, mas nunca lançou o filme.

O caso foi parar na Justiça: o diretor responde a processo no Tribunal de Contas da União, sob a acusação de ter captado recursos públicos sem apresentar o produto final, isto é, o filme, e por irregularidades na aplicação desses mesmos recursos.

Em valores atualizados, O caso ainda não transitou em julgado.

À reportagem, Fonte disse que nunca se embaralhou com a prestação de contas do filme. “As contas foram prestadas. Me enrolei foi com o processo movido contra mim, que tem páginas modificadas em cima da hora, assuntos confusos: fatos que aconteceram em certas datas apontados como se tivessem ocorrido em outras.”

Ele também afirmou que foi perseguido por gestões do Ministério da Cultura, o que acabou dificultando o lançamento do filme.

Ao longo da tarde desta terça (17), outras salas em São Paulo e Rio podem confirmar o filme em sua programação. Fontes tem planos de fazer com que o filme estreie em 40 salas dessas duas cidades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]