• Carregando...
Filme romeno “O Casamento Silencioso” | Divulgação/
Filme romeno “O Casamento Silencioso”| Foto: Divulgação/

Quinze filmes vindos de diferentes países europeus poderão ser conferidos a partir dessa terça-feira (14) até domingo (19) na Cinemateca de Curitiba. O Festival de Cinema Europeu traz um apanhado de produções da última década, em alguns casos representando cinematografias pouco conhecidas pelo grande público, como República Tcheca, Eslováquia e Eslovênia. A entrada para todas as sessões é gratuita. Confira a programação:

Terça-feira (14)

16h

O Casamento Silencioso, de HoraÅ£iu Mălăele (Romênia, 2008)

Uma equipe de filmagem visita um vilarejo romeno onde só vivem mulheres para investigar um fenômeno sobrenatural. Descobrem então que a origem dos acontecimentos está na década de 1950, quando um casamento foi interrompido pelo anúncio da morte do ditador russo Josef Stalin.

18h

Só o Melhor para o Nosso Filho, de Monique Nolte (Holanda, 2014)

Documentário que mostra a história de Kess, um autista de 49 anos de idade que ainda mora com os pais. O casal está na casa dos 80 anos e tenta preparar o filho para quando não puderem mais cuidar dele.

20h

Palestra sobre Cinema Polonês

Quarta-feira (15)

18h

Aristides de Sousa Mendes - O Cônsul de Bordéus, de Francisco Manso e João Corrêa (Portugal, 2011)

Filme baseado na história de Aristides Sousa Mendes, diplomata português que contraria a ditadura de António Salazar e concede 30 mil vistos a refugiados perseguidos pelo regime nazista na década de 1940.

20h

Ocidente, de Christian Schwochow (Alemanha, 2013)

Wassilij é um físico russo que vive com a esposa Nelly e o filho pequeno na Alemanha Oriental. Ele não retorna de uma de suas viagens e, três anos depois, Nelly tenta um sacrifício no lado ocidental para salvar o marido.

Quinta-feira (16)

18h

Uma Separação, de Karin Ekberg (Suécia, 2014)

Documentário que trata de um momento delicado na vida de muita gente: a separação após um longo casamento.

20h

As Ovelhas não Perdem o Trem, de Álvaro Fernández Armero (Espanha, 2014)

A comédia romântica gira em torno de um grupo de amigos, suas alegrias e problemas com relacionamentos, sexo, saúde e dilemas da vida adulta.

Sexta-feira (17)

18h

O Idealista, de Christina Rosendhal (Dinamarca, 2015)

Durante a Guerra Fria, um avião americano com bombas de hidrogênio cai próximo a uma base na Groenlândia. Vinte anos depois, um jornalista decide investigar o caso e acaba tendo descobertas surpreendentes.

20h

A Variável Humana, de Bruno Oliviero (Itália, 2009)

Um delegado de Milão se depara com a prisão da própria filha, detida com uma arma sua. O caso leva-o a um mergulho no submundo criminoso e o faz refletir sobre o papel de pai.

Sábado (18)

16h

Hope, de Boris Lojkine (França, 2014)

Na tentativa de deixar a África e migrar para a Europa, um camaronês salva uma nigeriana da morte no deserto do Saara. Os dois se unem para concretizar o plano e acabam se envolvendo amorosamente.

18h

Fair Play, de Andréa Sedlackova (República Tcheca, 2014)

Durante a década de 1980 na antiga Tchecoslováquia, uma atleta treina para os Jogos Olímpicos e descobre que faz parte de um programa médico à base de anabolizantes. Ela deixa de usá-los, mas entra em conflito com a mãe, que teme por sua classificação.

20h

O Limpador, de Peter Bebjak (Eslováquia, 2015)

Um jovem ocupa seus dias observando escondido a rotina dos vizinhos. Ele se apaixona pela jovem que mora em um dos apartamentos, mas logo descobre que há algo de estranho na casa.

Domingo (19)

16h

Feliz para Morrer, de Matevz Luzar (Eslovênia, 2013)

Aos 76 anos, um professor aposentado já se prepara para a morte, chegando até a comprar um caixão. Quando ingressa em um curso de informática, porém, redescobre a alegria de viver.

18h

Aglaja, de Krisztina Deák (Hungria, 2012)

Baseado em uma história real, conta a história de Aglaja, filha de uma família de artistas circenses que foge para a Europa Ocidental e vê a mãe se arriscar todos os dias em um número perigoso.

20h

O Vale Sombrio, de Andreas Prochaska (Áustria, 2014)

Nesse western, o britânico Sam Riley vive um forasteiro vindo dos EUA que se apresenta como fotógrafo em uma vila nas montanhas da Europa. Logo, começa a mostrar suas reais motivações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]