Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
CINEMA

Documentário sobre maestro da Catedral de Curitiba será exibido em Cannes

Filme realizado pela neta do músico, Elisa Herrmann, foi selecionado para mostra paralela do festival

Cena do documentário sobre o maestro. | Reprodução
Cena do documentário sobre o maestro. (Foto: Reprodução)

O documentário paranaense “Rodrigo Herrmann – Vida e Obra” foi selecionado para a mostra Short Corner do Festival de Cannes, que acontece de 11 a 22 de maio, na França.

O filme de curta metragem conta a história do maestro Rodrigo João Reinaldo Herrmann (1916-1971), paulistano radicado em Curitiba.

Ele foi mestre de capela da Catedral Metropolitana de Curitiba de 1952 até sua morte, aos 55 anos. Quem dirige o filme é a neta do músico, Elisa Herrmann, que lançou a obra em Curitiba em janeiro deste ano, durante a Oficina de Música.

Esse é o segundo filme paranaense selecionado para a mostra em Cannes. O outro representante é “O Canto do Claustro”, de Gustavo Nakao, rodado nas cidades de Londrina e Rolândia pela produtora Muvk.

Palma de Ouro

O curta-metragem brasileiro “A Moça que Dançou com o Diabo”, de João Paulo Miranda, vai disputar a Palma de Ouro concedida a filmes do gênero no Festival de Cannes. A lista dos 10 concorrentes na premiação foi divulgada nesta quarta e inclui ainda produções da Espanha, Colômbia, Tunísia, Reino Unido, Filipinas, França, Romênia, Itália e Suécia.

A comitê de seleção informou que, neste ano, recebeu 5.008 candidaturas, 458 a mais que em 2015.

Um júri presidido pela diretora japonesa Naomi Kawase anunciará o filme vencedor em 22 de maio, no dia de encerramento do evento, mesma data do anúncio do ganhador entre os longas-metragens.

O Festival de Cannes começa no dia 11 de maio. A seleção oficial de longas concorrentes à Palma de Ouro será anunciada nesta quinta (14).

O curta-metragem não será a única presença brasileira no evento neste ano. O crítico Amir Labaki, fundador e curador do festival de documentários É Tudo Verdade, foi anunciado como um dos jurados do L’Oeil d’or, premiação voltada a filmes do gênero em Cannes.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.