• Carregando...
 | Divulgação/
| Foto: Divulgação/

O filme “Lata Chumbo Prata”, novo documentário do cineasta curitibano Estevan Silveira, conta a história de três incidentes de navegação que ocorreram ou tiveram reflexos no litoral do Paraná. O filme de média-metragem será exibido neste sábado (22) às 19h30 no Clube Literário de Paranaguá (R. Faria Sobrinho, 474) e terá uma sessão especial na Pousada Sobre as Ondas, na ilha do Superagui, onde boa parte das filmagens aconteceu.

O documentário narra a história de três grandes episódios da navegação acontecidos no litoral paranaense em épocas diferentes. O mais antigo é o naufrágio do navio Bolorot, embarcação pirata de bandeira francesa que foi a pique em meio a uma forte tempestade na baía de Paranaguá no ano de 1714.

O segundo é o caso do bombardeio do navio inglês Cormorant pelo forte da Ilha do Mel. A embarcação entrou na baía de Paranaguá em junho de 1850, sob o pretexto de fiscalizar o transporte de escravos africanos sem dar satisfação às autoridades do país, muito menos à alfandega de Paranaguá, e foi recebido a tiros de canhão. Estes dois episódios são contados com apoio de material de arquivo e entrevistas de historiadores como José Maria Corrêa de Freitas e Ernani Straube.

O episódio mais recente é a chegada das latas de maconha de alta qualidade que caíram no mar após o naufrágio no litoral fluminense do navio de bandeira panamenha Solana Star em 1987, durante o chamado “verão da lata”. Muitas latas chegaram a baia de Paranaguá e o filme colhe os depoimentos de moradores e frequentadores das ilhas que “pescaram” as latas famosas.

Assista ao trailer de “Lata Chumbo Prata”:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]