• Carregando...
 | /
| Foto: /

O Festival de Cinema de Nova York dá início, na próxima terça feira (15), às sessões de imprensa de sua 53ª edição. No programa principal, o evento mais uma vez apresentará uma mostra bastante abrangente, com 26 filmes de vários países, abrindo espaço para diversas cinematografias e diferentes estilos de expressão.

Ao fazer o anúncio, Kent Jones, diretor do NYFF, lembrou a diversidade e a qualidade da programação.

“Quero destacar a abrangência geográfica dos filmes desta seleção e a sensibilidade artística de seus realizadores. Há muitos pontos em comum entre os vários trabalhos, mas o que realmente importa é a beleza uniforme e vital de cada um desses filmes”, ressaltou Jones.

“Jia Zhang-ke, Um Homem de Fenyang”, de Walter Salles é o destaque na prestigiada paralela “Spotlight on Documentary”.

Clássicos

A Mostra Revivals apresentará clássicos restaurados, além da exibição de “Visita, ou Memórias e Confissões”, realizado por Manoel de Oliveira em 1982, mas que somente poderia ser exibido após sua morte.

O filme – que estreou aqui na última quinta feira (3) e foi exibido na Panorama do Festival de Berlim deste ano – é resultado de filmagens realizadas em Beijing e no norte da China, onde Jia Zhangke nasceu e realizou seus primeiros trabalhos. O documentário retrata a vida e o processo criativo do cineasta.

Zhang-ke também integra a programação do NYFF com seu último trabalho, “Mountains may Depart”, mais uma vez abordando questões relacionadas com a China contemporânea.

A abertura do festival será com a première mundial de “The Walk”, o aguardado novo trabalho de Robert Zemeckis, história real de Philippe Petit, que em 1974 atravessou, numa corda, o espaço entre as Torres Gêmeas.

“Steve Jobs”, de Danny Boyle, sobre o ícone da revolução digital, terá sua estreia no festival como a tradicional “Center Piece”, destaque para um trabalho criativo e inovador.

Spielberg

Entre os destaques do festival nova-iorquino, estão: a première mundial de “Bridge of Spies”, novo filme de Steven Spielberg, estrelando Tom Hanks e Mark Rylance numa história sobre a guerra fria passada em 1962; “Right Now, Wrong Then”, de Hong Sang-soo, e “Where to Invade Next”, de Michael Moore

Jazz

“Miles Ahead”, estreia em longas do ator Don Cheadle, sobre o lendário músico trompetista Miles Davis e que também terá seu lançamento no NYFF, é o filme de encerramento.

Vários títulos da programação foram premiados em Cannes: “O Assassino”, de Hou Hsiao-hsien, Palma de melhor diretor; “Carol”, de Todd Haynes, melhor atriz para Rooney Mara; “La Loi du Marché”, de Stéphane Brizé, melhor ator para Vincent Lindon; “The Lobster”, de Yorgos Lanthimos, Prêmio do Júri; “Cemetery of Splendour”, do tailandês Apichatpong Weerasethakul, melhor filme de Un Certain Regard; e “As Mil e uma Noites”, do português Miguel Gomes, prêmio da FIPRESCI de melhor filme na Semana dos Realizadores, um épico em três atos com duração de 6h e 21 minutos.

O NYFF, que está em sua 53ª edição, terá suas sessões para o público entre os dias 26 de setembro e 12 de outubro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]