• Carregando...

As primeiras impressões ficam. No cinema, inclusive. Assim, o cinema do hindu-americano M. Night Shalamayan ficou famoso pelos plot twists (reviravoltas no final da trama) e pela capacidade de criar climas estranhos e sombrios.

Seu novo filme “Fragmentado” tem muito da segunda característica, mas não espere a primeira. O roteiro escrito por Shyamalan é baseado no personagem Kevin ( James McAvoy) que sofre do chamado “Transtorno Dissociativo de Identidade”e tem 23 personalidades diferentes (identificadas) coabitando em seu corpo.

Kevin sequestra três garotas Claire (Haley Lu Richardson) e Marcia (Jessica Sula), as amigas populares que convivem - pela força do politicamente correto - com Casey (Anya Taylor-Joy) a esquisitona da escola.

Ele as confina em um porão com um objetivo e mais não se deve contar . (O próprio diretor disse que “mataria” quem desse spoilers sobre o enredo durante a apresentação do filme na última terça-feira em São Paulo - leia mais).

Segundo o diretor, este filme é o segundo de uma trilogia iniciada com Corpo Fechado (2000) e, como o primeiro, entre o distúrbio psiquiátrico e o sobrenatural para criar um cenário claustrofóbico de terror psicológico. O filme não perde tempo com explicações desnecessárias. É a relação de Kevin e seus alter-egos com Casey que costura a narrativa que, no fundo, é sobre pessoas diferentes, desordem mental e abusos e suas consequências.

Shyamalan disse que as muitas personalidades de Kevin formam o “espectro da sociedade americana atual”. Ou seja, o espectador pode esperar encontrar, à margem da maioria de boas pessoas, gente esquisita, psicopata, fanática e violenta. Este é o clima que Shyamalan consegue criar para alegria de seus antigos fãs

Nos dez papéis que faz, a interpretação física de Mc Avoy é brilhante em muitos momentos. O filme é cheio de referências a clássicos do terror psicológico como “Psicose”, “A Marca da Pantera”, O Silêncio dos Inocentes”. Shyamalan assim tenta se mostrar a altura destes filmes incorporando elementos do cinema contemporâneo com narrativa centrada no anti-herói e com linguagem próxima a dos quadrinhos. GGG

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]