• Carregando...
Drama político “No”, com Gael García Bernal, é uma das atrações do minifestival. | Divulgação
Drama político “No”, com Gael García Bernal, é uma das atrações do minifestival.| Foto: Divulgação

A Cinemateca de Curitiba abre na quinta-feira, às 19h30, a Mostra de Cinema Chileno – até domingo (2 de agosto) serão exibidos, gratuitamente, filmes recentes realizados no país, um dos pólos mais atuantes e interessantes da produção de cinema sul-americano.

A programação começa com “Machuca” (2004), que traz a delicada história de Gonzalo e Pedro, que firmam uma amizade apesar do abismo de classe social no Chile de 1973.

Outros filmes da mostra são “No” (2012), drama político protagonizado por Gael García Bernal que se passa no final da ditadura de Augusto Pinochet (indicado a Melhor Filme Estrangeiro no Oscar), e “Glória”, que deu a Paulina García o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim 2013.

Completam a mostra os filmes “Nostalgia da Luz” , produção realizada este ano, e o filme infantil “31 minutos”.

Todos os filmes têm legendas em português.

30/07 às 19h30

“Machuca”

Chile, 1973. Gonzalo Infante (Matías Quer) é um garoto de classe alta que estuda no Colégio Saint Patrick, o mais conceituado de Santiago. O padre McEnroe (Ernesto Malbran), o diretor do colégio, inspirado no governo de Salvador Allende, decide implementar uma política que faça com que alunos pobres também estudem no Saint Patrick. Um deles é Pedro Machuca (Ariel Mateluna) que fica deslocado em meio aos antigos alunos da escola. Em uma briga na escola, Gonzalo defende o colega e o ajuda a fugir. A partir de então nasce uma amizade entre os dois garotos, apesar do abismo de classe existente entre eles. Classificação: 12 anos GGGG

31/07 às 19h30

“Violeta Foi Para o Céu”

O filme conta a trajetória da compositora, artista e cantora chilena Violeta Parra. A biografia não segue uma linha cronológica, foca em diversos momentos da vida da artista, intercalado com trechos de uma entrevista que Violeta deu à televisão em 1962. Classificação:12 anos.

01/08 às 17h

“No”

Chile, 1988. Pressionado pela comunidade internacional, o ditador Augusto Pinochet aceita realizar um plebiscito nacional para definir sua continuidade ou não no poder. Acreditando que esta seja uma oportunidade única de pôr fim à ditadura, os líderes do governo resolvem contratar René Saavedra (Gael García Bernal) para coordenar a campanha contra a manutenção de Pinochet. Com poucos recursos e sob a constante observação dos agentes do governo, Saavedra consegue criar uma campanha consistente que ajuda o país a se ver livre da opressão governamental.Classificação: 12 anos. GGGG

Às 19h30

“Gloria”

Gloria (Paulina García) é uma mulher solitária de 58 anos, cujos filhos já saíram de casa há algum tempo. Como se recusa a ficar sozinha em casa às noites, ela tem o hábito de ir a bailes dedicados à terceira idade. Lá ela conhece vários homens, entre eles Rodolfo (Sergio Hernández), um ex-oficial da Marinha que é sete anos mais velho do que ela. Gloria se apaixona por ele e passa até mesmo a aspirar um relacionamento permanente, mas logo é obrigada a confrontar alguns dos seus segredos mais obscuros. Classificação: 16 anos.

02/08 às 16h

“31 Minutos”

Juanín atua como produtor no famoso noticiário de tevê 31 Minutos. Ele é o último de sua espécie, uma raridade que desperta o interesse de uma malvada colecionadora de animais em extinção conhecida como Cachirula. Ela só precisa dele para completar sua exótica coleção. Contando com a ajuda de Tio Careca, ela dá início a uma caçada pelo último membro dos juanines. Juanín acaba raptado e levado até o fantástico castelo de vilão, onde são mantidos todos os animais de sua coleção. A atrapalhada equipe do programa 31 Minutos irá procurar pelo amigo e companheiro de trabalho, sem saber que acabarão enfrentando um verdadeiro exército.Classificação: Livre.

Às 18 horas

“Nostalgia da Luz”

No deserto de Atacama, astrônomos de todo o mundo se reúnem para observar as estrelas. Nessa região do Chile, a três mil metros de altitude, o calor do sol mantém intactos restos humanos. Ao mesmo tempo em que os astrônomos pesquisam as galáxias em busca de vida extraterrestre, mulheres procuram seus parentes na terra do deserto. Classificação: 12 anos. GGGG

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]