• Carregando...
 | /
| Foto: /

A noite de domingo (28) e a madrugada de segunda-feira (29) não devem reservar grandes surpresas para quem acompanhar a cerimônia do Oscar.

A principal premiação da indústria cinematográfica, que celebra nem tanto a qualidade das produções, mas a capacidade de movimentar bilhões em ingressos, cachês e publicidade, tem tudo para consagrar pelo segundo ano consecutivo o mexicano Alejandro G. Iñárritu, com “O Regresso”.

Veja a lista completa dos indicados

Na TV

A cerimônia de entrega do Oscar tem início às 23h (horário de Brasília) de domingo (28) e será exibida pelo canal a cabo TNT. A RPC inicia a transmissão às 23h20, após o Big Brother Brasil. A Gazeta do Povo faz a cobertura em tempo real na internet.

Iñárritu foi o grande vencedor do ano passado, faturando as estatuetas de melhor filme e diretor com “Birdman”. Agora, chega como favorito não apenas por ter vencido o Globo de Ouro, um dos termômetros para o Oscar, mas também pela ausência de concorrentes mais fortes.

Os dois principais adversários na corrida pelo prêmio de melhor filme são “A Grande Aposta”, de Adam McKay, e “Spotlight – Segredos Revelados”, de Tom McCarthy.

O primeiro, que retrata a crise financeira de 2008, ganhou o prêmio do Sindicato dos Produtores (PGA). Já o segundo, que reconstrói uma investigação jornalística sobre pedofilia na igreja, foi consagrado pelo Sindicato dos Atores. Nenhum deles parece ter poder de fogo para fazer frente a Iñárritu.

Terceiro

Alejandro G. Iñárritu pode ser o terceiro homem da história a ganhar por dois anos consecutivos o Oscar de melhor diretor. Os outros são John Ford (1940/41) e Joseph L. Mankiewicz (1950/51). Porém, nunca o mesmo diretor emplacou por dois anos seguidos o prêmio de filme.

Junto com o mexicano, a Academia deve premiar Leonardo DiCaprio, astro de “O Regresso”. Só uma tragédia deve frustrar a campanha para que o astro enfim leve para casa a estatueta de melhor ator. Na categoria de atriz, a disputa também aparenta estar resolvida. Brie Larson, como a mãe que vive no cativeiro com o filho em “O Quarto de Jack”, tem tudo para ganhar seu primeiro Oscar.

Há ainda a torcida brasileira, com um representante concorrendo na categoria de animação. Mas, para nossa decepção, ainda não deve ser dessa vez que o Oscar vem para o país. “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, bate de frente com o favoritíssimo “Divertida Mente”, mais uma produção da gigante Disney/Pixar.

Por que ver a cerimônia do Oscar 2016?

Se você precisa de argumentos para ver a cerimônia do Oscar 2016, consigo pensar em apenas um: Chris Rock, apresentador do prêmio. Se você não ligou o nome à pessoa, ele é um dos comediantes mais insanos dos EUA, famoso por não ter papas na língua.

Ele teve coragem, por exemplo, de fazer piada com o 11 de Setembro.

A expectativa em torno de Chris Rock no Oscar é grande porque ele é negro. E a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pelo prêmio, se envolveu numa polêmica por ter ignorado profissionais afro-americanos nas principais categorias deste ano – entre eles, os atores e diretores de “Creed” e de “Straight Outta Compton”.

Rock deve abrir a noite falando disso. De resto, os agradecimentos, os números musicais e as quatro horas de cerimônia fazem dela uma experiência soporífera.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]