• Carregando...
Cena de “Os Dez Mandamentos”. | Divulgação
Cena de “Os Dez Mandamentos”.| Foto: Divulgação

Não havia milagre que pudesse evitar sacrifícios da adaptação de “Os Dez Mandamentos” para o cinema. As 161 horas de folhetim da Record encolheram para duas.

No princípio, eram 150 capítulos da novela. Com a escalada na audiência, a trama, exibida de março a novembro de 2015, esticou e terminou em 176 episódios – deve ainda ganhar outros 60 em uma segunda temporada, que estreia em março.

Agora, a multiplicação da história de Moisés – empreendida na televisão pela autora Vivian de Oliveira e pelo diretor Alexandre Avancini – precisou inverter os sinais na adaptação do folhetim para os cinemas.

Na noite de terça (26), a reportagem assistiu ao longa, cujo roteiro se limita a seguir o script bíblico em torno de Moisés (Guilherme Winter) e do faraó Ramsés (Sérgio Marone), sem as tramas paralelas e liberdades ficcionais que seguraram a história por oito meses no ar.

Ficaram para trás alguns dos personagens e interpretações mais interessantes de “Os Dez Mandamentos”, como a vilã Yunet (Adriana Garambone), criação da dramaturga, cujas maldades movimentaram a trama na televisão.

161 horas

É o tempo de duração dos 176 episódios da novela “Os Dez Mandamentos”, que teve de ser espremida em duas horas e dois minutos de filme.

As pragas do Egito, ponto em que Vivian tomou fôlego para esticar a trama, não duraram mais do que 15 minutos no cinema. E a abertura do mar Vermelho, recorde de audiência de “Os Dez Mandamentos”, não passou de dez – muito melhor do que a enrolação ao longo de todo um capítulo, com uma enxurrada de closes no elenco hebreu. Aqui, vale registrar: os efeitos especiais, encomendados a um estúdio em Los Angeles, ganharam novo acabamento e seguraram a onda na tela grande.

Para os fiéis ao folhetim, a versão do cinema reserva poucas novidades: um ou outro spoiler da segunda temporada e o sucessor de Moisés, Josué (Sidney Sampaio), mais maduro, vira o narrador da história em novas cenas.

Para quem não viu a novela, mas tem preguiça de assistir a todos os episódios, disponíveis na Netflix desde o ano passado, fica a chance de tentar entender o porquê de “Os Dez Mandamentos” ter feito tanto sucesso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]