• Carregando...

Olá, vou comentar hoje aqui o trabalho do Char­­me Chulo. Porém, an­­tes, um retorno à coluna da semana anterior, em que reclamei que as rádios do Paraná to­­cam pouca música paranaense. O comentário resultou em polêmica, com algumas pessoas pe­­dindo maior participação de bandas paranaenses na programação, e outras apontando programas e rádios que estariam prestigiando a boa música local. Des­­taco aqui a opinião de dois radialistas. Os e-mails completos você poderá ler no blog Sobretudo (http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/blog/sobretudo/), mas aqui seguem os resumos.No primeiro, Mauro Mueller, radialista e músico, defende que o rádio é um reflexo da opinião pública e não um "formador". "Qual é a probabilidade de você sintonizar o rádio e ouvir um artista paranaense? Se muitos ouvintes ligarem para a rádio, o cara que faz a seleção musical vai se interessar em ir atrás do artista solicitado.

Se o músico tiver levado a mú­­sica na rádio, meio caminho andado."

No segundo, o coordenador artístico da 91Rock FM, Beto To­­ledo, escreveu para dizer que desde o início do ano a emissora está tocando regularmente mú­­sicos do Paraná. "No período de 60 minutos em qualquer dia da semana, você vai ouvir no mínimo uma banda local, às vezes, até mais de uma", afirma. Re­­clama que este colunista não deu atenção à rádio: "Since­­ra­­mente, torço para que seus leitores tenham um senso crítico apurado e sejam nossos ouvintes, estes com certeza irão perceber o quão injusta foi a abordagem do as­­sunto sem abrir um parêntese pa­­ra as emissoras (mesmo sendo a minoria) que tem espaço para artistas locais." Faz uma lista de 16 bandas que já estariam fazendo parte da programação normal da rádio e avisa que "nos próximos dias estaremos incluindo as bandas Ounkake e Hillbilly Raw­­hide ".

E a polêmica continua, diga o que pensa sobre a programação das rádios do Paraná e a música paranaense.

Nova onda caipira

Moda de viola com guitarra. Rock rural do pós-punk. New wa­­ve da roça. Psicodelicaipira. Ur­­bano do interior. São várias as expressões, os rótulos que cabem no estilo de música da banda Charme Chulo (http://www.myspace.com/charmechulo), que está lançando o disco Nova Onda Caipira, pelo selo Volume 1 (www.volumeone.com.br).

A banda já vinha dando vazão a uma vertente de rock caipira, como mostrava os shows e registros anteriores. A música "Mazzaropi In­­criminado" era um exemplo disso. Agora, no entanto, o flerte com a viola e o acordeão ficou ainda mais evidente. Como canta na música-título do CD: "Não tenho mais vergonha em me passar por mim/ Porque eu já sei agora o que eu sou no fim... Então não custa pra eu cantar com uma guitarra/ Uma moda inteira, um rock caipira".

O instrumental está bem caprichado e as letras vão da poesia ingênua à crítica política (e, por vezes, à crítica ingênua). Mais um lançamento se candidatando a melhor disco do ano.

As músicas são todas compostas pelos primos Igor Filus (vocal) e Leandro Delmonico (guitarra, viola e vocal). Completam a banda o baixo de Peterson Marconi (nos shows, com Luciano Aires) e a bateria precisa de Rony Ca­­valheiro. A produção é de Alexei Leão, também responsável pelo primeiro disco da banda, com o "aconselhamento" de Carlos Eduardo "Mi­­randa". Durante os oito meses de gravações, o grupo passou por estúdios de Curitiba, Rio de Janeiro (Toca do Bandido), São Paulo (Ferradura) e Floria­­nó­­polis (AML).

A nova onda caipira já caiu na estrada. Neste mês de setembro, faz shows pelo interior paulista, passando por Piracicaba (dia 17), Ribeirão Preto (18), Campinas (19) e São José do Rio Preto (20). A banda ainda dá uma "passada" em Vilhena, Roraima, no dia 26, e Porto União (SC), no dia 30. Em Curitiba, só dão as caras no mês que vem, quando assume as quintas-feira do Empório São Francisco, mas sem abandonar a estrada, com shows também marcados para Mogi das Cruzes ( 9/10), São Paulo (10/10), São Car­­los (11/10) e Belo Horizonte (15/10). O show de lançamento oficial do CD está marcado para 24 de outubro, no Sesc da Esquina.

Neste segundo semestre, os novos trabalhos estão chegando ao público. Na próxima semana, tem a banda Nuvens.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]