• Carregando...
Está é a segunda turnê de Borghetti em parceria com a orquestra | Thiago Deconto/Divulgação
Está é a segunda turnê de Borghetti em parceria com a orquestra| Foto: Thiago Deconto/Divulgação

Serviço

Renato Borghetti e Orquestra de Câmara de Blumenau

Canal da Música (R. Júlio Perneta, 695), (41) 3331-7500. Dia 29 às 21 horas. Entrada franca. Os ingressos já estão disponíveis no local e nas lojas Hering Kids Shopping Palladium (Av Pres. Kennedy, 4.121, piso L2) e Hering Store Park Shopping Barigüi (R. Prof. Pedro V. Parigot de Souza, 600). Os ingressos são limitados a dois por pessoa. Sujeito à lotação.

Pela segunda vez em turnê pelo Sul do país, o acordeonista Renato Borghetti e a Orquestra de Câmara de Blumenau se apresentam na próxima terça-feira, 29, no Canal da Música.

Com ingressos gratuitos, já em distribuição no local e nas lojas da Hering no Palladium e no Park Shopping Barigüi, o show reúne temas compostos ou gravados pelo músico gaúcho com arranjos para orquestras de cordas, em sua maioria assinados por Daniel Sá – violonista e parceiro de longa data de Borghettinho.

Sob regência do maestro Daniel Bortholossi, o grupo catarinense também apresenta duas peças do argentino Astor Piazzolla – "Fuga y Misterio" e "Melodia em La Menor".

A ideia, de acordo com o diretor artístico da orquestra, Daniele Girardello, é fazer um espetáculo baseado na música de raiz do Sul. "Borghetti é um ícone dessa região. Você percebe que as peças dele também têm influências da música da Argentina, do Paraguai. É uma mistura que dá em um produto diferente", explica o músico, italiano radicado no Brasil desde 2002 e também spalla da orquestra.

Borghetti festeja o sucesso que as apresentações têm tido em suas passagens pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. "Sempre falo que se a gente está fazendo uma segunda temporada é sinal de que a primeira prestou", brinca o acordeonista, em entrevista por telefone para a Gazeta do Povo.

O músico explica que, na primeira turnê, no ano passado, o repertório consistiu em músicas com arranjos antigos, já apresentados muitas vezes. Na nova temporada, foi escolhido um repertório mais novo, principalmente autoral, de composições em que a orquestra realmente teria um papel importante. "Eu não faria o show se fosse só pelo inusitado de um encontro do acordeão com música erudita, simplesmente uma sonoridade clássica para a música popular ou regional. O mais importante é que esse encontro resulte em boa música", diz.

Para Girardello, o resultado é uma música com potencial para interessar tanto os amantes da música popular regional quanto de música clássica. "Os arranjos são estudados, elaborados. Conseguem atingir um público bem maior", diz.

Entre as músicas do repertório estão "Sétima do Pontal", "Emily", "O Pulo do Grilo" (com Daniel Sá) e "Milonga para Simões Lopes Neto" (de Sérgio Rojas, com arranjo do próprio compositor).

A apresentação também passa por Londrina (dia 30, na Sociedade Rural do Paraná) e em Foz do Iguaçu (dia 31, no Golden Tulip Internacional Foz).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]