• Carregando...
Álbuns novos de U2, Lily Allen, Franz Ferdinand e Morrissey são algumas das atrações de 2009 | Divulgação
Álbuns novos de U2, Lily Allen, Franz Ferdinand e Morrissey são algumas das atrações de 2009| Foto: Divulgação

U2, Franz Ferdinand, Morrissey e até a sumida Missy Elliott voltam à cena musical em 2009 com novos e aguardados lançamentos. A lista de novidades para o ano que entra inclui ainda projetos de John Frusciante, guitarrista do Red Hot Chilli Peppers que aproveita o hiato da banda para por na praça seu 11º disco solo, e Courtney Love, que começa o ano descumprindo a promessa de publicar seu novo álbum em seu site oficial no dia 1º de janeiro -- mas já oferece algumas pistas de que o trabalho está a caminho.

Entre os primeiros lançamentos de 2009 há ainda discos que já haviam sido prometidos durante 2008 – como é o caso de "It’s not me, it’s you", novo disco da cantora Lily Allen, que foi prometido para 2008 mas será lançado apenas em fevereiro. Confira a seguir, alguns dos discos selecionadoes pelo G1:

Animal Collective - "Merriweather Post Pavilion"

O disco do "coletivo animal" já vazou na internet, e promete manter o nível do aclamado "Strawberry jam", de 2007, que figurou um várias listas de "melhores do ano". "Summertime clothes" e "Brothersport", que a banda tocou em seu show Brasil no festival Planeta Terra são os possíveis hits do disco.

John Frusciante - "The empyrean"

Com o Red Hot Cilli Peppers em hiato, o guitarrista John Frusciante aproveita para colocar mais um disco solo na praça. Seu último álbum é "Curtains", de 2005. "The empyrean" traz uma cover de Tim Buckley ("Song to the siren") e a participação de amigos como Flea, baixista do RHCP e Johnny Marr, ex-The Smiths.

Ciara - "Fantasy ride"

O primeiro single do novo álbum da diva do R&B norte-americano foi "Go girl" lançado em setembro de 2008. "Never, ever", que tem a participação de Young Jeezy, deve aparecer no início de janeiro de 2009, e o álbum completo, que deveria ter sido lançado no começo de dezembro, deve sair até o fim de janeiro.

Franz Ferdinand - "Tonight: Franz Ferdinand"

"Tonight" é o primeiro trabalho inédito do quarteto escocês desde "You could have it so much better with", de 2005. O primeiro single do álbum, "Ulysses", já vazou na internet, e o site da gravadora Domino colocou o disco em pré-venda em uma série de formatos diferentes – incluindo uma caixa com direito a DVD, livreto, um CD com um remix dub do disco e o álbum completo – dividido em seis vinis de sete polegadas.

Chris Cornell - "Scream"

O segundo álbum-solo de Cornell desde o fim do Audioslave é fruto da parceria inusitada entre o ex-vocalista da banda grunge Soundgarden e o produtor pop Timbaland. Em entrevistas, Cornell comparou seu novo disco com clássicos do rock como "The dark side of the moon", do Pink Floyd, e "A night at the opera", do Queen.

Lily Allen - "It's not me, it's you"

O novo single da cantora, "The fear", já tem videoclipe na MTV, mas o álbum deve ser lançado somente em fevereiro. Originalmente, o disco iria se chamar "Stuck on the naughty step" (algo como "de castigo", em referência ao reality show "Supar Nanny"), mas Allen enjoou do nome – ela está prometendo o disco desde maio de 2008.

Courtney Love - "Nobody's daughter"

Em um ensaio para a revista "Elle" em dezembro de 2008, a viúva de Kurt Cobain disse que seu novo disco seria lançado virtualmente em seu site no dia 1º de janeiro de 2009. Uma mensagem recente no blog do MySpace de Love pede desculpas aos fãs – ainda assim, o MySpace apresenta duas músicas inéditas, uma delas, cover de Bob Dylan.

Missy Elliott - "Block party"

O sétimo álbum da carreira da rapper norte-americana tem o lançamento programado para a primeira quinzena de fevereiro nos EUA. Duas faixas do disco já circulam como singles – incluindo "Ching-a-ling", lançada em janeiro de 2008. Nas participações especiais do novo disco, o amigo Timbaland e outros produtores de peso, como T-Pain e Pharrell Williams.

Morrissey - "Years of refusal"

O décimo disco da carreira solo do ex-vocalista dos Smiths também é um caso de procrastinação: havia sido prometido para setembro de 2008, foi parar em fevereiro de 2009.Com duas músicas já lançadas comosingles em 2008, o álbum foi produzido por Jerry Finn – produtor de bandas punks como Green Day, Rancid e Bad Religion, e também responsável por "You are the quarry", disco de 2004 de Morrissey.

U2 - "No line on the horizon"O último disco lançado pelo U2 foi "How to dismantle na atomic bomb", há cinco anos, o maior tempo que a banda já passou entre lançamentos. O disco já esteve quase pronto, mas a banda resolveu retomar os trabalhos do zero, ao lado dos produtores Brian Eno e Daniel Lanois (responsáveis pelo disco "The joshua tree"), quando acharam que estavam mais inspirados do que quando começaram a gravar o álbum.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]