• Carregando...
Du Moscovis (esq.) e Pablo Sanábio são os protagonistas | Alexandre Coronato/Divulgação
Du Moscovis (esq.) e Pablo Sanábio são os protagonistas| Foto: Alexandre Coronato/Divulgação

Teatro

Veja este e outros espetáculos no Guia Gazeta do Povo

Um elogio ao desejo por conhecimento e ao gosto por saber mais – essa poderia ser uma curtíssima sinopse de O Menino Que Vendia Palavras, espetáculo que volta a Curitiba neste fim de semana no Teatro da Caixa. A peça, com Eduardo Moscovis e Pablo Sanábio no elenco, foi apresentada no Festival de Teatro de Curitiba de 2012 (veja o serviço completo no Guia Gazeta do Povo).

O texto, educativo, mas sem "empáfia nem didatismo", nas palavras de Moscovis, foi adaptado do livro de mesmo nome escrito por Ignácio de Loyola Brandão, vencedor do prêmio Jabuti de 2008 como melhor livro de ficção.

Na trama, um menino (Pablo) tem muito orgulho de seu pai (Moscovis), homem culto que domina uma grande parte do dicionário. O garoto logo percebe que esse conhecimento pode ser usado como moeda de troca: quando os amigos querem saber o significado de alguma palavra, ele pode começar a "cobrar" por isso – até que percebe que nem seu pai nem ninguém sabe tudo – e nem ele precisa disso para ser feliz.

"O que fazemos nesse espetáculo, e que na verdade acaba sendo uma das nossas grandes virtudes, é que não tentamos ‘fazer como’ ou ‘interpretar como’ crianças... Somos atores adultos (dois usam barba, inclusive) e estamos no palco contando uma história. Somos crianças, cachorro, vaca, monstro e até pai – que é o meu caso. Faço o pai do Menino, mas também sou um dos meninos da turma, o João Perneta, e num momento rápido, mas delicioso, sou uma vaca", contou Moscovis, por e-mail, à Gazeta do Povo.

Para alcançar esse resultado espontâneo, o grupo passou por dois workshops, primeiro com 60, e depois com 20 atores. O material levantado nessas oficinas foi levado, então, para os ensaios, que duraram três meses, de forma a criar um esqueleto que sustentasse tantas ideias.

Depois de cada apresentação (serão três sessões em Curitiba), o palco fica disponível para as crianças, que podem manusear os livros que compõem o cenário. Dessa forma, o espetáculo enfatiza seu caráter educativo (sem empáfia...) e indica um caminho interessante para pais, responsáveis e escolas, agentes da educação infantil: a forma como a arte pode estimular o desejo por saber mais.

Versátil

Ator que se desdobra entre papéis infantis e adultos, e também entre os palcos e a televisão, Moscovis contou à reportagem que começará a gravar em dezembro uma nova série para o canal pago GNT. A transmissão deverá começar entre março e abril de 2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]