• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

A essa altura uma nova geração de bandas ex-SuperStar já corre para aproveitar o embalo do reality show da Globo, cuja segunda edição terminou no último domingo (12). Mas ainda vale a pena conferir o álbum de estreia do trio vocal londrinense Cluster Sisters, um dos destaques da primeira temporada do programa no ano passado, que só foi lançado agora.

O trabalho, homônimo, reúne o repertório de swing jazz americano dos anos 30, 40 e 50 sobre o qual Gabriela Catai, Giovanna Correia e Maitê Motta se debruçaram nos últimos seis anos, inspiradas em conjuntos como The Andrews Sisters.

Sem educação formal em música, as cantoras – que se conheceram nos coros da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – tiraram “de ouvido” e rearmonizaram as diferentes vozes de arranjos intrincados como o de “Boogie Woogie Bugle Boy” e“Hold Tight, Hold Tight (Want Some Sea Food Mama)” com a ideia de fazer novos registros deste estilo em condições melhores de gravação.

No meio do caminho, incluíram também suas próprias releituras com esta linguagem para canções como “What a Wonderful World” (de Bob Thiele e George David Weiss, sucesso na voz de Louis Armstrong) e as brasileiras “Tico-Tico no Fubá” (Zequinha de Abreu) e “A História de Lily Braun” (de Edu Lobo e Chico Buarque).

Para realizar o projeto, contaram com revisões e arranjos instrumentais de alguns músicos experientes de Londrina, que reproduziram uma sonoridade jazzística retrô no trabalho.

CD

Cluster Sisters

Cluster Sisters. Som Livre.

R$ 19,90. Jazz.

Carisma

O produto final reflete uma impressão inversa à empreitada trabalhosa e um tanto audaciosa do projeto. O disco soa despretensioso e o carisma do trio e do repertório produzem um resultado divertido – embora fique um tanto restrito à proposta. Mas só por enquanto, de acordo com Gabriela Catai.

A cantora conta que, embora reconheça que o disco demorou para sair, o período entre a participação do programa e o lançamento acabou revelando algo curioso sobre o estilo, que não tem outros representantes significativos no Brasil: este swing jazz tem apelo entre vários tipos de fãs de música, e o público das Cluster Sisters acabou ficando melhor definido com o passar do tempo.

“Bastante gente ainda lembra por causa do SuperStar, mas acho que o disco está ajudando a nos desvincular unicamente do reality show. Não é que nos incomodemos com isso – a lembrança do programa é ótima para a gente. Mas estamos colhendo novos frutos agora que passou a febre. Estamos vendo o que ficou”, conta.

Brasil

O trio ainda pretender trabalhar por pelo menos mais um ano com este repertório – o disco, distribuído pela Som Livre, tem uma das faixas, “Sing Sing Sing”, na trilha sonora da novela “Alto Astral”. Mas os planos são de expandir a proposta do projeto e se dedicar mais à música brasileira, por exemplo.

“Há várias ideias no momento. O que já é fato é não queremos fazer só clássicos americanos. Acho que já estamos fechando um primeiro ciclo.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]