• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Susan Sarandon ("Um Olhar do Paraíso") e Pierce Brosnan ("O Escritor Fantasma") formam o casal que está no centro do drama Em Busca de Uma Nova Chance (veja horários das sessões; atenção a data de validade da programação em cinza), interpretando os pais que choram a perda do filho adolescente e são confrontados com uma série de mudanças drásticas na vida.

Dirigido pela estreante Shana Feste, o filme teve sua primeira exibição no Festival de Sundance do ano passado e parece seguir um verdadeiro manual informal de instruções das obras que costumam ser consagradas naquele evento. Ou seja, o enredo inclui uma família disfuncional, fotografia desfocada, trilha sonora indie, redenção, uma lista de detalhes que, mal resolvidos, engessam a história.

Antes mesmo dos créditos iniciais, Bennett (Aaron Johnson, de "Kick Ass - Quebrando Tudo") morre num acidente de carro. Sua namorada, que estava ao seu lado, sofre apenas uma fratura no braço. Ela é Rose (Carrey Mulligan, de "Educação") que, meses depois do desastre, bate na porta dos ex-futuros sogros em busca de abrigo durante sua gravidez.

O pai de Bennett, Allen (Pierce Brosnan) a acolhe de braços abertos, enquanto sua mulher, Grace (Susan Sarandon), tenta fingir que a garota não está lá.

Há também o filho caçula, Ryan (Johnny Simmons, de "Hotel para cachorros"), ex-dependente de drogas cuja existência se restringe a entregar amostras de urina para teste a cada duas semanas, para comprovar que continua "limpo".

Seus pais lhe dão pouca atenção. Quando ele começa a participar de um grupo de jovens que também choram a morte de um parente, é mais um motivo para a diretora injetar outra dose de melodrama e frases feitas, combinadas a psicologia rasa de livros de auto-ajuda.

Até o final da exibição, de pouco mais de uma hora e meia - parece bem mais longo - Feste vai tentar fazer o público rir, chorar, se emocionar. Mas ela nunca alcança o nível de dramas eficientes sobre o mesmo tema, como "Laços de Ternura", de James L. Brooks, "Gente como a Gente", de Robert Redford, muito menos "O Quarto do Filho", de Nanni Moretti.

"Em Busca de uma Nova Chance" é, no final das contas, um amontoado de clichês e personagens mal desenvolvidos.

Susan Sarandon, que já fez personagem bastante parecida com essa em "Vida que Segue" e "No Vale das Sombras" (fora a avó que perde a neta em "Um Olhar do Paraíso") é a única que consegue evitar boa parte das inconsistências de Grace - outras dependeriam de um encaminhamento diferente da trama, e não da atriz. Sua personagem beira o patético, cuidando do motorista comatoso que dirigia o caminhão que matou seu filho.

Ainda assim, a atriz consegue trazer dignidade para alguns momentos - mesmo quando, na cena seguinte, a diretora mergulha o filme num melodrama cada vez mais forçado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]