• Carregando...
Erasmo Carlos, ao lado de Roberto Carlos, nos anos 70: “Tremendão” funciona como uma espécie de guru do selo | Arquivo/GP
Erasmo Carlos, ao lado de Roberto Carlos, nos anos 70: “Tremendão” funciona como uma espécie de guru do selo| Foto: Arquivo/GP
  • A banda Face to Face está no catálogo da gravadora
  • A banda carioca Nayah – que tem música na novela Malhação, está em estúdio
  • Disco que contém a canção
  • Veja os próximos lançamentos da Coqueiro Verde Records

Erasmo Carlos tinha o sonho de gravar suas próprias músicas e ser, de certa forma, independente. Teve uma prévia disso com o lançamento do selo Lança Discos, na década de 1980, quando jaquetas de couro eram mais requisitadas do que calças boca-de-sino. Não durou muito. Quase 30 anos depois, o "Tremendão" orgulha-se de estar por trás da Coqueiro Verde Records, gravadora brasileira que, desde 2006, vêm lançando CDs e DVDs de títulos variados e curiosos.

"Ele sempre quis ter essa liberdade", disse Léo Esteves, filho mais novo de Erasmo Carlos e um dos sócios da Coqueiro Verde. Seu pai, que completa 68 anos no próximo mês de julho, funciona como uma espécie de guru. "Ele é figura sempre presente, é o nosso presidente do conselho", diz Esteves, que passou boa parte dos 33 anos acompanhando shows, programas televisivos e entrevistas do pai famoso.

No catálogo da gravadora – que, não por acaso, tem o mesmo nome da música que Erasmo compôs em 1970 –, várias e boas surpresas. Em 2008, por exemplo, retornaram às lojas em novas e caprichadas edições os DVDs de Sheryl Crow – Rockin’ the Globe Live, gravado em Detroit no início de 1999; A Tribute do Burt Bacharach & Hal David, gravado em 2000 no Royal Albert Hall, em Londres – que conta com uma penca de músicos liderados por Elvis Costello.

Em destaque, atualmente, os DVDs Elvis Presley – The Ed Sullivan Shows, material de 1956 que registra o nascimento do rei do rock-and-roll; James Brown – Live from the House of Blues, um dos melhores registros ao vivo da carreira do mestre do soul e Chaka Khan – The Jazz Channel Presents, em que a diva interpreta clássicos do jazz e até uma ousada "homenagem" ao White Album, dos Beatles.

O CD Álbum Branco – Indie Version traz vários artistas e bandas brasileiras independentes interpretando as 30 faixas do famoso disco.

"Acreditamos muito na mídia física e acho que no Brasil esse mercado ainda vai demorar um bom tempo. Mas temos planejamento, investimento e parceiros em todos o setores, por isso nos preocupamos mais com busca de conteúdo", comentou Esteves.

A Coqueiro Verde Records também dedica parte de suas atividades à música brasileira. Em estúdio, estão as bandas cariocas Nayah – que tem música na novela Malhação, da Rede Globo – e StellaBella.

Mas a maior – e esperada – novidade, será o novo disco de Erasmo Carlos, previsto para abril. O novo trabalho deverá se reaproximar das origens roqueiras do Tremendão. "O Erasmo, nos últimos discos, estava distanciado da sua música. Ele flertava mais com a MPB, com o reggae. Conversei com ele e disse para fazermos um disco de rock. Ele topou", confessou o empresário. O disco terá produção de Liminha e participações de Nando Reis e Nelson Motta.

Editora Musical e o parceiro Roberto

A Coqueiro Verde Records ainda conta com uma Editora Musical, espécie de acervo logístico que cuida de toda a obra de Erasmo Carlos. A administração, o controle de direitos autorais e as indicações para regravações ficam a cargo da editora. Segundo Léo Esteves, são cerca de 500 músicas assinadas pelo pai – a maioria em parceria com Roberto Carlos, sempre amigo.

"O contato deles hoje é basicamente profissional. Quando há trabalho, os dois se falam. Em datas especiais, como Natal e aniversário, também. Mas cada um segue sua vida e talvez essa amizade dure tanto tempo por isso. Mas te digo uma coisa, se há uma amizade legal e incondicional é a deles", garantiu Esteves.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]