• Carregando...
Rua São Francisco é patrimônio cultural de Curitiba | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Rua São Francisco é patrimônio cultural de Curitiba| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Reduto cultural da cidade, o bairro São Francisco enfrenta profundas modificações desde a revitalização do Centro Histórico, em 2012. De lá pra cá, a rua ganhou novos bares e restaurantes, a Praça do Bolso do Ciclista, uma vida noturna mais agitada, o que atraiu a atenção não só dos curitibanos. Na última semana, a Gazeta do Povo mostrou a história de um empresário que fugiu do país após receber ameaça de morte por denunciar o tráfico de drogas na região. Raphael Viana, proprietário do Capivara Vegetarian, foi coagido, teve o seu restaurante depredado e deixou o Brasil nesta segunda (12).

Sob o clima de insegurança e violência o bairro já não desfruta da boemia e virou questão polêmica para moradores e frequentadores. Neste espectro, o documentário “São Francisco, Curitiba” lança um olhar sobre a ocupação da rua a partir da perspectiva de arquitetos, comerciantes e artistas que fazem o dia a dia do bairro.

Confira o trailer.

Serviço

São Francisco, Curitiba

Onde: Cinemateca

Quando: 17/12/2016, às 16h30

Valor: Entrada franca

Relevância

A região conhecida como Largo da Ordem compreende importantes construções históricas que mantém a herança colonial da cidade. Casarões imponentes preservam a história da cidade que tomou forma no século XVII.

As referências estão nos centros culturais e postos-chave da cidade como o Museu Paranaense, a Praça Garibaldi, o Relógio das Flores, o Cemitério São Francisco de Paula, a Mesquita, o Memorial de Curitiba a Igreja da Ordem, a Casa Romário Martins, entre outros espaços famosos por caracterizar Curitiba. As ruínas do São Francisco passaram por um longo processo de revitalização em 2012, num projeto da gestão do ex-prefeito Luciano Ducci.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]