• Carregando...
O escritor George Orwell | Reprodução/The Orwell Prize
O escritor George Orwell| Foto: Reprodução/The Orwell Prize

O blog "Orwell Diaries", mantido pela associação do Prêmio Orwell, mantém viva a memória do escritor responsável por "1984". Seus diários domésticos e políticos, escritos entre 1938 e 1942, são postados em "tempo real", 70 anos depois da data original.

Seu diário "doméstico" começou a ser escrito em 9 de agosto de 1938 (ou 2008), enquanto o diário político começou em 7 de setembro do mesmo ano. Esta segunda parte é divida em três categorias, Marrocos, Pré-Guerra e Período de Guerra, e todas as postagens são publicadas exatamente como foram escritas originalmente por Orwell.

Até mesmo erros ortográficos ou gramaticais são publicados da mesma forma, apenas com um aviso. Notas de rodapé escritas por Peter Davison e também pelo próprio Prêmio Orwell também são publicadas, porém com a indicação explícita de que não se trata de palavras do escritor nascido em Bengala, na Índia, filho de um britânico e uma francesa.

A iniciativa foi feita em comemoração aos 70 anos da data original dos diários, e relata a recuperação do escritor em Marrocos, período em que sofreu de hemorragias no pulmão que quase tiraram sua vida; sua volta à Inglaterra e suas opiniões a respeito da Guerra Mundial. O término do relato é em 1942, três anos após o início do conflito.

O Escritor

Eric Arthur Blair, conhecido pelo seu pseudônimo George Orwell, nasceu em 1903 em Bengala, na Índia. Conhecido por obras como "1984" e "Revolução dos Bichos", ele morreu aos 46 anos, em Londres, vítima de tuberculose.

Em 1911, ele se mudou para a Inglaterra, onde estudou em uma das mais tradicionais escolas da região. Em 1922, recusou uma bolsa para a universidade e retornou para a Índia, onde trabalhou na polícia imperial.

Foi em 1928 que Orwell voltou à Inglaterra, onde viveu na pobreza e vagou por Londres e Paris até meados dos anos 30. Em 1933 veio a publicação de seu primeiro livro, "Na Pior em Paris e Londres", obra que trata da "vida de miséria e vagabundagem de um jovem escritor no fim dos anos 1920".

Defensor de ideais socialistas, Orwell foi morar na Espanha em 1936, período que rendeu a obra "Lutando na Espanha", publicada em 1938. Durante a Segunda Guerra Mundial, o escritor trabalhou como correspondente para a rede BBC.

Em 1945, publicou uma de suas obras mais populares: "A Revolução dos Bichos", em 1945. Quatro anos depois, veio também a publicação de "1984", obra em que faz uma sátira pessimista a respeito da ameaça de tirania política no futuro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]