• Carregando...
Vídeo: | RPC TV
Vídeo:| Foto: RPC TV

O tão esperado "300", que traz o brasileiro Rodrigo Santoro no elenco, chega às telas de cinema do Brasil nesta sexta-feira (30). A direção é assinada por Zack Snyder ("Madrugada dos Mortos"). Com cerca de duas horas de duração, o longa-metragem é inspirado na minissérie em quadrinhos "Os 300 de Esparta", de Frank Miller e Lynn Varley. Miller é o mesmo autor dos quadrinhos de "Sin City", que também foram parar nas telas do cinema.

Em "300" (veja trailer), Rodrigo Santoro vive o rei persa Xerxes: uma figura gigante e dourada, de cabeça raspada e trejeitos que demonstram uma sexualidade ambígua. O filme conta a história da antiga Batalha das Termópilas, no ano 480 antes de Cristo. Nela, o rei Leônidas (Gerard Butler) e 300 guerreiros espartanos lutam até a morte contra o numeroso exército de Xerxes. O resultado é uma das mais heróicas batalhas da história.

O filme não mereceria tanta empolgação, não fosse o fato de ser interessante e curioso ver um ator brasileiro em uma produção hollywoodiana. Mas apesar de sua participação ser mais expressiva do que em Panteras Detonando (2003) e Simplesmente Amor (2003), Santoro continua falando pouco. Seu personagem Xerxes é mencionado desde o início, mas só aparece mesmo após uma hora de filme e tem um longo e único diálogo com Leônidas. O imperador persa tem outras três ou quatro breves aparições e esbraveja algumas vezes, mas é só. Vale lembrar que o público não reconhecerá exatamente o Rodrigo Santoro que conhecemos das novelas e propagandas. Na edição, a sua voz foi distorcida e o ator apresenta um físico bem mais atlético, conquistado especialmente para filme.

O filme é bem feito, mas nada do que já não tenhamos visto em outras montagens épicas: golpes de lança, muito sangue, gritos de guerra e mulher que aguarda o amado retornar da batalha. Assim como foi feito em "Sin City", Snyder foi fiel aos quadrinhos, aproveitando falas e visual. Também nestas duas produções, os diretores exploraram as narrativas em primeira e terceira pessoa, deixando de lado a utilização de imagens para contar a história. Em "300", o personagem incumbido de narrar o filme é Dilios (David Wenham).

Poucos sabem que há uma primeira versão filmada em 1961 que foi o que inspirou os quadrinhos. O filme leva o mesmo nome das HQs ("Os 300 de Esparta") e tem Richard Egan (Pollyanna) como Leônidas e David Farrar (Salomão e a Rainha de Sabá) como Xerxes. A direção é de Rudy Mate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]