• Carregando...
Gary Oldman é George Smiley, espião que investiga um suposto caso de infiltração no serviço secreto britânico | Divulgação
Gary Oldman é George Smiley, espião que investiga um suposto caso de infiltração no serviço secreto britânico| Foto: Divulgação

O Espião Que Sabia Demais é um daqueles filmes que, desde a sua concepção, já carrega consigo uma aura clássica. Não apenas pela ambientação histórica na Inglaterra dos anos 70 ou pela brilhante trilha sonora de Alberto Iglesias – cujo tema principal, um cool jazz, remete a uma nostalgia dos próprios personagens – ou ainda pela sensacional trama de espionagem que envolve diversos personagens e reviravoltas, mas sobretudo, por seu ritmo. O diretor sueco Thomas Alfredson (de Deixe Ela Entrar) não parece preocupado em prender a plateia a qualquer custo na trama intrincada por natureza do livro homônimo de John Le Carré. Pelo contrário: força uma atenção do público e tira boa parte da passividade da função de espectador.

A trama propõe uma i­mer­­são no período decadente do serviço secreto britânico, o MI-6, que, graças a sua má-organização, ganhou a pejorativa alcunha de O Circo. É de lá que sai George Smiley (numa brilhante atuação de Gary Oldman), que deixa a organização após uma desastrosa operação em Budapeste (Hungria) resultar na morte de um importante agente. Aposentado, Smiley – figura recorrente na literatura de Carré – está preparado para deixar tudo para trás, mas um palpite de seu antigo chefe (John Hurt) de que um dos membros remanescentes do Circo é um agente duplo a serviço dos soviéticos, o coloca em uma investigação silenciosa e secreta, em que a confiança é a maior moeda de troca.

O flerte com os filmes noir da década de 1940 aproxima o período histórico do longa e a época em que o livro foi escrito, sem, contudo, forçar um visual retrô. A fotografia impecável e a direção de Alfredson, que preza por tomadas à distância, de janelas, frestas e esquinas, confere a O Espião Que Sabia Demais um clássico visual de filme de espionagem, como se tudo exigisse uma privacidade e uma discrição pouco alcançada nos tempos atuais de superpopulação e câmeras de vigilância.

Por fim, a atuação contida e com pouca emoção de Gary Oldman faz do protagonista George Smiley um anti-herói: impotente, traído, enganado e ainda assim sereno, demonstrando uma disciplina e fidelidade obtida durante os anos de espionagem e a obstinação em ajudar a limpar o nome do serviço secreto.

GGGG

Serviço: O Espião Que Sabia Demais - França/Alemanha/Reino Unido, 2011. Direção de Thomas Alfredson. Playarte Pictures. Para locação. Drama.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]