• Carregando...

Apoio

Saiba mais sobre o Natura Musical, programa de incentivo à cultura, patrocinador do novo disco e da nova turnê de Arnaldo Antunes

Estágios

O Natura Musical foi criado em 2005, com o intuito de identificar, valorizar e desenvolver projetos de diferentes estágios, como criação, circulação, produção, documentação, pesquisa, reflexão, formação de público e ações educativas ligadas à musica brasileira.

Projetos

Até hoje, cerca de 115 projetos foram selecionados pelo programa, entre eles, o CD Labiata, do cantor e compositor Lenine; o disco Versátil, do sambista Nelson Sargento; o site biográfico Caymmi Acervo Digital, portal que reúne acervo de 70 anos de carreira do músico Dorival Caymmi; o CD Afrosambajazz, dos músicos Mario Adnet e Philippe Baden Powell; a turnê Universo Particular, da cantora Marisa Monte; o filme O Mistério do Samba, de Lula Buarque de Hollanda; a mais recente turnê da cantora Céu.

Surgida a partir do refrão de "She Loves You", hit lançado pelos Beatles em 1963 – "yeah, yeah, yeah", repetiam os versos, para quem não se lembra – a expressão "iê iê iê" acabou servindo para denominar a música da Jovem Guarda brasileira naquela mesma década: rock básico, de poucos acordes e letras um tanto quanto ingênuas. Agora, mais de 40 anos depois, o estilo ressurge repaginado em Iê Iê Iê, novo álbum do cantor, compositor, poeta e artista visual Arnaldo Antunes, que marca a volta do ex-integrante dos Titãs a uma sonoridade mais pop e dançante, após dois discos – Qualquer (2006) e Ao Vivo no Estúdio (2007) – em que cordas e piano davam lugar à bateria e percussão. "Estava prestes a gravar o disco ao vivo, que era todo com cordas e teclados, menos volume de voz e clima mais intimista. Mas já sabia desde o início que queria fazer um disco de iê iê iê, chamado Iê Iê Iê", conta Antunes, em entrevista por telefone à Gazeta do Povo.

Para tanto, o músico, ao invés de fuçar no baú da Jovem Guarda em busca de canções que pudesse recriar, cercou-se de parceiros para compor as 12 faixas do novo álbum. "Com­­pusemos o disco já dentro desse conceito", explica, no plural, referindo-se a nomes como Carlinhos Brown e Marisa Monte, Ortinho, Liminha, Marcelo Jeneci e os ex-colegas de banda Paulo Miklos, Marcelo Frommer e Sergio Britto, com quem Arnaldo escreveu "Luz Acesa", faixa inédita e antiga, essa sim, resgatada do fundo de alguma gaveta. "Não foi saudosismo, mas sim o anseio de revitalizar o estilo, numa linguagem mais contemporânea e com letras que tentam incorporar novas questões e pontos de vista a ele, justifica.

Com produção de Fernando Catatau (da banda Cidadão Instigado) e uma banda que inclui Edgard Scandurra (guitarra e violão) e Marcelo Jeneci (órgãos e teclados), Antunes conseguiu atingir um híbrido entre a sonoridade e a timbragem típica dos anos 60, com o já característico estilo de composição "antuniano". É o que se ouve em canções como a roqueira "O Que Você Quiser", que, não fossem os trocadilhos engraçadinhos ("Meu bem o que você pedir eu dou/ O que você quiser saber I know") parece saída diretamente de um dos primeiros discos de Roberto Carlos.

Com patrocínio da Natura (leia mais no quadro ao lado), a turnê de Iê Iê Iê chega a Curitiba no próximo dia 2 de outubro, para uma única apresentação no Curitiba Master Hall. "Estou há muito tempo querendo estrear. O show está muito bacana", adianta.

Serviço

Iê Iê Iê, de Arnaldo Antunes. Rosa Celeste/Microservice. Preço médio: R$ 29,99.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]