• Carregando...
Arquivos abertos: por dentro da polícia política. | Fabio Santiago/Divulgação
Arquivos abertos: por dentro da polícia política.| Foto: Fabio Santiago/Divulgação

A Biblioteca Pública do Paraná recebe, a partir dessa segunda-feira, 25 de janeiro, a exposição “Indícios: o Paraná durante a II Guerra Mundial no acervo da polícia política”.

A mostra reúne nove painéis com imagens produzidas pela polícia política, ou apreendidas por ela, como provas de crime político durante a ditadura de Getúlio Vargas. Além disso, um aparelho de TV exibirá um vídeo com breves biografias de pessoas detidas pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) e trechos de documentos produzidos pela polícia.

A curadoria é do professor do curso de História, Memória e Imagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Rodrigo Rodriguez Tavares. A exposição segue em cartaz no Hall Térreo até 28 de fevereiro. A entrada é franca.

Tavares afirma que “O ineditismo do conjunto de fontes em uma exposição.” Durante seis meses, ele e 14 seus alunos da UFPR realizaram pesquisas e discussões sobre um período importante da História do Brasil e do Paraná, a partir da documentação apreendida e produzida pela polícia política. “Trata-se de um trabalho que vai jogar luzes sobre um período turbulento, e recente, da nossa História”, diz Tavares.

Serviço:

Exposição “Indícios: o Paraná durante a II Guerra Mundial no acervo da polícia política”

Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133 centro)

De 25 de janeiro a 28 de fevereiro

Horário de visitação: 2.ª a 6.ª, das 8h30 às 20h; sáb., das 8h30 às 13h.

Entrada franca

Mais informações: (41) 3221-4917.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]