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Confira quem dominou as paradas diárias do MySpace |
Confira quem dominou as paradas diárias do MySpace| Foto:

Linguagem

Imagem e som

A fama do Sabonetes (foto acima) no mundo digital se deve também às videoagendas, filmes curtos descarregados no YouTube, nos quais o grupo divulga as datas dos shows. Artur Roman explica que vídeos e fotos bem produzidos são uma preocupação constante da banda, para que a música esteja vinculada à imagem. "A música sempre foi audiovisual, não é de hoje que existe todo um imaginário em torno dela. Basta lembrar dos Beatles, que não foram eternizados apenas pelo som que faziam, mas pelo seu estilo, moda, comportamento."

As roqueiras da Mixtape também assumem que cuidam com carinho desse aspecto visual. "Fazemos sessões de fotos bimestrais com o fotógrafo Venâncio Filho, e antes de postar na internet analisamos e editamos todo o material", conta Pris. A moda é encarada como algo tão sério que a vocalista criou a grife de roupas Vira o Disco, em parceria com a baixista Helen Negrão.

A preocupação com a visualidade está presente também no MySpace da banda, que não se contentou com o design padrão do site e recorreu aos serviços do estúdio Inblood Design. "Entre um chocolate gostoso e um chocolate gostoso com uma embalagem bonita, as pessoas optam pelo segundo", compara a vocalista. O Sabonetes também preferiu inovar e contratou o Monkey Shop, escritório paulista especializado em desenhar perfis para o MySpace.

Felipe Simas, no entanto, critica o excesso de produção das bandas na era da internet. "Na rede, tudo parece bonito e soa bem, mas ao vivo há muita imaturidade musical. É horrível quando uma banda sobe ao palco e não corresponde àquilo que você encontrou na internet", lamenta.

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Pode até soar paradoxal, mas para um artista em início de carreira se tornar conhecido, talvez seja necessário passar uns tempos "se escondendo" atrás de uma tela de computador. Graças à decolada dos sites de relacionamento no Brasil, como Orkut e MySpace, músicos e bandas independentes têm utilizado as ferramentas digitais a seu favor para conquistar um público cada vez maior, antes até de gravarem discos e se tornarem sucesso fora da rede. O caminho é barato – gratuito, na verdade – , alcança multidões e já rendeu frutos para uma penca de gente, de Cansei de Ser Sexy a Mallu Magalhães, passando recentemente pelos meninos da Hevo 84, que saíram de Paranaguá e chegaram à trilha sonora de Malhação. "Não grave CDs demo. Ao invés disso, faça um cartãozinho de visitas com seu nome e endereço no MySpace." Esse é o conselho que o empresário artístico Felipe Simas não cansa de repetir aos músicos que o procuram em seu escritório. O carioca, que há dez anos vive em Curitiba e já trabalhou com Los Hermanos, Pitty e Denorex 80, afirma que atualmente é muito mais prático digitar um endereço na internet para conhecer o trabalho de um artista do que abrir o CD e colocá-lo no aparelho para tocar. "Tenho uma pilha de discos ainda fechados na embalagem e nem sei se irei escutá-los", admite Felipe. "Em compensação, em alguns sites é possível ir além da música, ver fotos do grupo, ler informações sobre seus integrantes e assistir a vídeos que deem uma ideia maior de quem são aqueles músicos", avalia. Aliás, essa é a percepção de quem acessa a página da banda Mixtape no MySpace Brasil. Formado há dois anos em Curitiba, o power-trio feminino recebe em torno de 300 visitas diárias em seu perfil naquele site, sem contar os 48 mil seguidores no Twitter e 11 perfis lotados no Orkut. "Em nosso primeiro ano, toda a divulgação foi feita pela internet, que hoje em dia é a maneira mais barata e funcional de promover bandas que estão começando", avalia Pris Elias, vocalista, guitarrista e autointitulada "nerd" do grupo. Para ela, a ferramenta é indispensável aos artistas interessados em atingir um público mais jovem, porque "esse pessoal passa muito tempo navegando no ciberespaço e é ali que busca e filtra informações dos artistas que mais gosta". Mas o uso da internet não é exclusividade dos grupos novatos. Para Felipe Simas, relacionamento é a palavra-chave. "Mesmo o artista com uma carreira sólida precisa se manter na mídia, e para isso deve saber fidelizar seus fãs, abastecendo-os com informações e novidades, como fazem Ivete Sangalo e os Paralamas do Sucesso", exemplifica.

Download

O primeiro disco da Mixtape, O Tormento do Tempo, foi lançado em julho de 2009, e um mês depois disponibilizado para download gratuito no site Trama Virtual – ato de generosidade comum na era do MySpace, apesar de ainda dividir opiniões. Felipe Simas acredita que um trabalho envolvendo a criação e a produção de tantos profissionais não deveria ser disponibilizado de graça, mas concorda que, no caso das bandas independentes, é uma forma eficiente de conquistar mais público para suas apresentações . "O artista vale o quanto ele tem de fãs, e no Brasil isso é percebido nos shows, mais do que pela venda de discos", explica.

Segundo o empresário, as gravadoras hoje querem um produto pronto, que inclusive já tenha um público certo. "A Fresno, por exemplo, era um estrondo na internet antes de gravar um disco, mas seus fãs eram tão jovens que não tinham idade suficiente para ir aos shows. Quando essa turma cresceu e as apresentações ao vivo começaram a lotar, as gravadoras não puderam mais ignorar que a Fresno era um fenômeno, e a internet teve papel fundamental nisso", conclui.

O poder da web

A banda curitibana Sabonetes jura que nunca tocou no Amapá, mas não se surpreende por ter fãs morando tão longe. Graças a ferramentas como o Google Analitics e o Painel do Artista, do My­­Space, o grupo consegue mapear quem são e de onde vêm os visitantes de seus endereços na web. "Quando percebemos que muita gente de Joiville estava baixando nosso disco, entramos em contato com um produtor da cidade e estamos negociando um show lá", conta o vocalista e guitarrista Artur Roman, que admite ser um garimpeiro de bandas novas no MySpace.

Em uma dessas incursões ao site, topou com o trabalho de uma desconhecida Mallu Magalhães. "Entrei em contato com ela e em 2008 tocamos juntos em Curitiba, no lançamento do primeiro EP do Sabonetes", lembra Roman. Além da cantora, ele garante que a web já lhe rendeu boas parcerias musicais com grupos de outros estados brasileiros, como os paulistas da Ecos Falsos, os cariocas da Rockz e os gaúchos da Apanhador Só.

Mas o poder da web só foi sentido de verdade pela banda no dia 10 de janeiro, data de lançamento do seu disco de estreia. "Divulgamos exclusivamente pelo Twitter, e à meia noite do dia 09 disponibilizamos o álbum para download. Oito horas da manhã, mais de 500 pessoas tinham baixado o disco, e em menos de uma semana tivemos 2 mil downloads", surpreende-se.

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