• Carregando...
O americano Foxcatcher: drama sobre o assassinato do lutador Dave Schultz; Grace: A Princesa de Mônaco abrirá o festival | Fotos: Divulgação
O americano Foxcatcher: drama sobre o assassinato do lutador Dave Schultz; Grace: A Princesa de Mônaco abrirá o festival| Foto: Fotos: Divulgação

Cineastas consagrados, como os canadenses David Cronenberg e Atom Egoyan, os franceses Jean-Luc Godard e Olivier Assayas, os irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, e os britânicos Ken Loach e Mike Leigh estão na disputa pela Palma de Ouro.

Anunciada na última quinta-feira, a seleção oficial do Festival de Cannes, que vai de 14 a 25 de maio no balneário francês, não causou grandes surpresas, mas tem entre os escolhidos alguns filmes já badalados.

Entre eles está Maps to the Stars, uma ácida crítica de Cronenberg a Hollywood, estrelando o galã da saga Crepúsculo, Robert Pattinson.

Também aguardado, Adieu au Langage, que foi rodado em 3D, marca o retorno de Godard à Croisette após Film Socialisme, em 2010.

Únicos americanos na competição, Bennett Miller leva a Cannes seu Foxcatcher e Tommy Lee Jones estreia The Homesman. Ambos são esperados por levar estrelas de Hollywood ao festival. Drama sobre o assassinato do lutador Dave Schultz, Foxcatcher tem Steve Carrell e Channing Tatum. The Homesman, um faroeste ambientado no século 19, traz Meryl Streep e Hilary Swank.

Do Reino Unido, estarão em Cannes Ken Loach e Mike Leigh. Ambos já venceram a Palma de Ouro – Loach em 2006, com Ventos da Liberdade, e Leigh em 1996, com Segredos e Mentiras.

Estreando em Cannes, Jimmy’s Hall, dirigido por Loach, vem sendo alardeado como último filme do diretor. Leigh exibirá Mr. Turner, uma cinebiografia do artista britânico J. M. W. Turner.

Outra biografia, Saint Laurent, filme de Bertrand Bonello sobre o estilista francês Yves Saint Laurent, tem os galãs Gaspard Ulliel e Louis Garrel no elenco.

Também na competição está Relatos Salvajes, do argentino Damián Szifrón, produzido por Pedro Almodóvar e único latino-americano na disputa pela Palma de Ouro.

Não há brasileiros na competição, mas o país estará presente com The Salt of the Earth, filme sobre Sebastião Salgado dirigido por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, filho do fotógrafo, na mostra Um Certo Olhar. O Brasil esteve na mostra competitiva pela última vez há dois anos, com Na Estrada, do diretor Walter Salles.

Fora de competição, Grace: A Princesa de Mônaco, do francês Olivier Dahan, com Nicole Kidman no papel principal, abrirá o festival.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]