• Carregando...
Uma das apresentações do ano passado no festival. | Guto Tarasiuk/ Divulgação
Uma das apresentações do ano passado no festival.| Foto: Guto Tarasiuk/ Divulgação

O hip-hop está no calendário de inverno de Curitiba há 14 anos, mas desta vez a novidade é a homenagem a um dos popularizadores da dança de rua, Michael Jackson. “Ele foi o primeiro que colocou a dança na televisão, minha geração começou com ele”, conta o organizador do Festival Internacional de Hip Hop (FIH2), Octávio Nassur.

O evento acontece neste fim de semana, de 10 a 12 de julho, sempre a partir das 19h30 no grande auditório do Teatro Positivo. Já na entrada, o visitante passará por uma “galeria Thriller”, em alusão ao hit de sucesso de Michael. O espaço do evento, chamado de cidade da dança, foi todo decorado a partir de álbuns do músico. Há, por exemplo, um “lounge Beat It” e outro “Black or White”.

A abertura, dia 10, será dançada ao mesmo tempo por 200 alunos de academia da cidade, ao som de uma trilha com oito minutos dos principais sucessos do cantor. A visibilidade será ampliada com o uso de um telão de 14 por 5 metros no fundo do palco e telas laterais para proporcionar a ideia de profundidade.

Guto Tarasiuk

Entre os dançarinos, virão neste ano uruguaios e argentinos, além de grande número de participantes de Manaus, Fortaleza e do Rio Grande Sul. Além de apresentações e competições que atraem cerca de 2 mil inscritos, haverá palestras, exposições e workshops. No total, o público alcança 7 mil pessoas.

Bolsas

Outra novidade deste ano é a concessão de bolsas para que os praticantes de dança das Ruas da Cidadania participem de workshops –uma forma de democratizar o público do evento, que é formado em 90% por alunos de academia ou grupos independentes que ensaiam em algum espaço institucionalizado. “Abraçamos neste ano a causa social”, diz Nassur.

O evento também tem se destacado em áreas periféricas à dança, pensando em formas de profissionalização. Já houve geração de energia com bicicletas que eram pedaladas no evento; móveis produzidos por cooperativas, utilizando materiais reciclados; palestras que alertam sobre os riscos que as drogas, álcool e tabagismo causam à saúde, além da apresentação de aplicativos de mobilidade urbana.

Guto Tarasiuk/Divulgação

Neste ano, o destaque é o empreendedorismo ambiental, com palestras de gestores de várias companhias inovadoras. “A gente procura a sustentabilidade econômica da classe da dança. A cultura tem dinheiro, o que a gente não tem é o acesso a ele. Temos que diminuir a percepção da dança como hobby, e aumentar o de profissão”, disse à reportagem Nassur. Para falar sobre o tema, o evento recebe um representante da Funarte, agência de fomento do Ministério da Cultura.

Um dos talentos lançados em edições passadas foi Fabiano Carvalho Lopes, conhecido como B-Boy Neguin, que dança com Madonna e o RedBull Music.

Programação

Veja alguns destaques deste ano:

Ed Morales: o coreógrafo de Justin Timberlake e Janet Jackson ministrará um workshop e é um dos jurados da competição. Ele se apresenta numa pequena performance dias 10 e 11, logo na abertura, às 19h30.

Babson: o francês foi várias vezes campeão mundial do campeonato Juste Debout.

PROGRAME-SE

Festival Internacional de Hip Hop

Teatro Positivo – Grande Auditório (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300), (41) 3317-3283. Dias 10, 11 e 12 a partir das 19h30. R$ 40 e R$ 23 (meia-entrada). Mais informações: www.fih2.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]