• Carregando...
Maria Padilha, Isabela Meireles e Chico Diaz integram elenco de Praça Saens Peña | Divulgação
Maria Padilha, Isabela Meireles e Chico Diaz integram elenco de Praça Saens Peña| Foto: Divulgação

ONDE VER

Clique aqui e confira as salas de exibição do filme

Não fosse a violência que assombra o Rio de Janeiro, Praça Saens Peña (2009)(assista ao trailer e veja as fotos), de Vinicius Reis, quase poderia ser um filme argentino. Na contramão da maioria das produções nacionais, o longa é focado na vida sem grandes acontecimentos de uma típica família de classe média que vive na Tijuca, zona norte carioca, e que sonha em ter apartamento próprio. Para isso, a esposa Teresa (Maria Padilha) está disposta a economizar, a ponto de fazer o marido Paulo (Chico Diaz) e a filha (a novata e talentosa Isabela Meireles) dividirem-se em turnos para usar o mesmo computador.

Paulo, professor de literatura, está escrevendo uma espécie de guia sobre o bairro da Tijuca que parece ser um chance para a família evoluir financeiramente. À medida que o personagem se envolve com as histórias que descobre, como a do personagem vivido por Guti Fraga, um pai que vê o filho ser assassinado por traficantes em sua própria casa, na favela da Tijuca, o filme vai ganhando um viés documental que permite ao diretor revelar episódios do bairro onde nasceu e foi criado. Seu trabalho intenso também instaura a crise na pequena família quando Teresa, desconfiada das ausências do marido, passa a rever seus sonhos e desejos.

Ao roteiro, foram adicionadas inúmeras improvisações. A me­­lhor delas é a cena em que Paulo/Chico Diaz entrevista um célebre tijucano, o compositor Aldir Blanc em um plano-sequência de 40 minutos arduamente reduzido a apena cinco – espera-se que, quando for lançado em DVD, os extras tragam a íntegra da conversa. GGG1/2

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]