• Carregando...
Casa do ator Bruce Lee em Hong Kong | AFP/Mike Clarke
Casa do ator Bruce Lee em Hong Kong| Foto: AFP/Mike Clarke

Um lance filantrópico feito por um magnata de Hong Kong para preservar uma casa onde morou Bruce Lee foi aprovado na terça-feira. O magnata pretende transformar a casa em uma enorme atração turística, em homenagem ao ícone do cinema.

O sinal verde vem depois de uma longa batalha dos fãs para salvar a casa de dois andares de um destino ingrato - virar um motel no subúrbio de Kowloon.

O destino da última casa de Bruce Lee ficou suspenso por anos, até que seu dono, Yu Pang-lin, gigante do ramo imobiliário e hoteleiro, tomou a decisão de doá-la para a cidade onde Bruce Lee ficou famoso.

"Ambos os lados agora chegaram a um consenso e vão adiante. Essencialmente, irão em frente com este bom plano", disse Yu a repórteres depois de um encontro com autoridades do governo.

"Tenho 88 anos de idade agora e espero viver o suficiente para ver este museu sobre Bruce Lee ser completo", acrescentou.

O departamento de Comércio e Desenvolvimento Econômico de Hong Kong concordou em preservar "a fachada original do prédio e suas dependências", com o objetivo de revitalizar a casa no longo prazo, deixando-a sustentável para ser uma atração turística.

Partes da casa serão recriadas, incluindo a sala de estudos e treinos de Lee, cheia de armas e outros artigos utilizados por ele nas artes marciais.

Alguns detalhes ainda têm de ser decididos, mas Yu quer que o local, que já serviu de motel com quartos alugados por hora, inclua uma biblioteca, um centro de artes marciais e um cinema para apresentar toda a vida e obra de Lee.

Uma porta-voz do governo não deu um prazo, mas espera que o projeto comece a funcionar o mais cedo possível.

Lee, que morreu de causas misteriosas em 1973, aos 32 anos, estrelou clássicos do kung fu no cinema, como "A Nova Fúria do Dragão", "Jogo da Morte" e "Operação Dragão".

Reverenciado tanto por adeptos das artes marciais quanto por cinéfilos, Lee popularizou o gênero kung fu e ajudou a criar a era de ouro de Hong Kong no cinema, nos anos 1960.

Antes do gesto caridoso de Yu, o governo parecia relutante em investir verba pública em um museu sobre Lee.

Embora tenha nascido em San Francisco, Bruce Lee foi criado e ficou famoso em Hong Kong.

O fã-clube de Bruce Lee em Hong Kong elogiou a vitória e demonstrou esperança de que o projeto seja bem-sucedido, assim como outros memoriais, como o que homenageia os Beatles, em Liverpool, e a mansão Graceland de Elvis Presley, no Tennessee.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]