i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Luto

Jackson sofria de insônia e insistia na prescrição de sedativos, diz enfermeira

Nutricionista Cherilyn Lee teme que popstar tenha tomado sedativo forte

  • PorGazeta do Povo, com agências internacionais
  • 01/07/2009 06:12
Fãs prestam última homenagem a Michael Jackson | Reuters
Fãs prestam última homenagem a Michael Jackson| Foto: Reuters

Biografia

Sucessos e polêmicas de Michael Jackson

A carreira do rei do pop Michael Jackson foi marcada por fama, sucesso e escândalos. Desde a infância, quando conheceu o estrelato com os irmãos no grupo The Jackson 5, o artista virou o queridinho dos norte-americanos. Após uma adolescência conturbada, Jackson surpreendeu o mundo com o lançamento de Thriller, álbum que vendeu mais de 50 milhões de cópias internacionalmente. Leia matéria completa

Discografia

Astro gravou último álbum com músicas inéditas em 2001.

Got To Be There (1972)

O disco, com dez músicas, marcou o primeiro registro da carreira solo do músico então conhecido por liderar os irmãos no grupo Jackson 5.

Ben (1972)

Trata-se do segundo álbum solo de Jackson. O disco, com 11 músicas, foi lançado em agosto de 1972, sete meses depois de sua estreia solo com Got to Be There. O cantor deu preferência às baladas, gênero raro nas músicas dos Jackson 5.

Music and Me (1973)

Music and Me, lançado em abril de 1973, tem dez músicas e foi o terceiro álbum solo de Michael Jackson, lançado oito meses depois de Ben.

Forever, Michael (1975)

Apesar de se tratar do melhor álbum da primeira fase de sua carreira solo, esse quarto disco ainda estava longe da inovação provocada pelo quinto e próximo disco, Off the Wall.

Off the Wall (1979)

Dessa vez, Jackson deu uma pausa de quatro anos para só então lançar o primeiro fenômeno de vendas de sua carreira. Off the Wall é o primeiro álbum gravado pelo cantor em idade adulta. Ele misturou disco e rhythm and blues para surpreender público e crítica.

O resultado foi o topo das paradas e 11 milhões de cópias vendidas.

Thriller (1982)

Thriller é um verdadeiro marco na história da indústria fonográfica

Lançado pela Epic em 1982, vendeu mais de 100 milhões de cópias pelo mundo até hoje.

Das nove faixas, três alcançaram o topo das paradas: "The Girl is Mine", "Billie Jean" e "Beat It".

Jackson também investiu nos videoclipes, realizando verdadeiras superproduções, como o da faixa título, em que ele contracena com atores fantasiados de zumbis.

Bad (1987)

A crítica torceu o nariz ao considerar o disco pouco ousado na comparação com os dois trabalhos anteriores. Apesar disso, ele foi muito bem recebido pelo público, que comprou 26 milhões de cópias. Ele ficou no topo das paradas em 25 países.

Dangerous (1991)

Dangerous é o primeiro álbum lançado por Michael Jackson na década de 90. O cantor surpreende novamente ao vender mais de 30 milhões cópias até hoje.

HIStory: Past, Present and Future Book I (1995)

Álbum duplo lançado por Jackson, com trinta canções. No primeiro disco (HIStory Begins), há uma seleção de sucessos remasterizados.

Já o segundo (HIStory Continues) tem a primeira leva de músicas inéditas desde Dangerous.

Invincible (2001)

Invincible reúne dezesseis canções inéditas. O racha do cantor com a Sony resultou em uma fraca divulgação e oito milhões de discos vendidos, seu pior desempenho desde Off the Wall.

Vídeos

Michael Jackson mudou o mundo da música com seus vídeo clipes. Confira alguns dos principais sucessos da carreira do rei do pop no canal oficial do artista no YouTube:

Thriller

Assista ao making off de Thriller - Parte 1

Assista ao making off de Thriller - Parte 2

Billy Jean

Bad

Black or White

They Don´t Care About Us

Don´t Stop Til You Get Enough

  • Fãs acendem velas em homenagem a Michael Jackson, em Praga, na República Checa
  • Jackson morreu com cerca de US$ 500 milhões em dívidas
  • Michael Jackson ensaia com seus dançarinos em 23 de junho: últimas imagens antes de sua morte dois dias depois
  • Jackson preparava para começar em julho uma série de shows em Londres
  • Michael Jackson sendo levado de ambulância ao hospital, na última quinta-feira
  • Meninas suecas colocam flores e velas em memória do falecido ícone pop dos EUA Michael Jackson na praça de Sergel no centro de Estocolmo
  • Fãs russos deixam flores em memória de Michael Jackson em frente à embaixada dos Estados Unidos em Moscou
  • Dançarinos executam música de Michael Jackson à tarde durante homenagem ao cantor no centro de Londres
  • Jovens chineses cantam suas músicas inesquecíveis e prestam homenagem à Michael Jackson em Pequim
  • Visitantes posam para fotos ao lado do boneco de cera de Michael Jackson no Museu Grevin em Paris
  • A morte de Jackson fez manchetes em todo o mundo
  • A babá dos filhos de Michael Jackson conta que não era paga desde outubro de 2008
  • Ícone do pop Michael Jackson sofreu uma parada cardíaca em sua casa em Los Angeles
  • Michael Jackson não estaria respirando quando paramédicos chegaram à sua casa nesta quinta-feira (25), em Los Angeles
  • Aos 50 anos, os problemas de saúde de Michael Jackson viraram notícia após remarcar shows em Londres
  • Michael Jackson entrou para a história da música ao lançar o álbum
  • Michael Jackson revolucionou a música com seus vídeo clipes na década de 1980
  • Escândalos e fama: Michael Jackson foi acusado de assédio sexual contra crianças, mas foi julgado e absolvido
  • No dia 13 de julho deste ano, Michael Jackson começaria extensa temporada de shows na Inglaterra
  • O sucesso de Michael Jackson começou aos 5 anos aos lado dos irmãos no grupo The Jackson 5
  • The Jackson 5: Tito, Randy, Jackie, Marlon, Michael e Jermaine durante apresentação em 1974
  • Michael Jackson durante gravação de videoclipe no Pelourinho, em 1996
  • Barack Obama disse que Michael Jackson era um performer espetacular
  • Fãs fazem homenagem ao rei do pop Michael Jackson nesta sexta-feira (26) na Bulgária

Atormentado por uma insônia persistente, o cantor Michael Jackson implorou pela prescrição de sedativos, apesar dos avisos de que eles poderiam ser prejudiciais à sua saúde, relata a enfermeira Cherilyn Lee, em entrevista à agência de notícias Associated Press (AP). Ela trabalhou com o astro durante sua preparação para sua volta aos palcos.

Cherilyn Lee, que também é especializada em aconselhamento nutricional, relata que, repetidamente, rejeitou os pedidos de Jackson pela droga Diprivan, que é administrada por via intravenosa.

Quatro dias antes da morte do popstar, a enfermeira conta que recebeu um telefonema de um integrante da equipe do cantor, e teve receio de que ele tivesse consumido Diprivan ou outra droga para induzir o sono.

"Ele estava muito nervoso e disse: ‘Michael precisa vê-la imediatamente’. Eu perguntei, ‘o que há de errado?’. E podia ouvir Michael ao fundo dizendo, ‘um lado do meu corpo está quente o outro está frio’", relata. "Eu, então, falei: ‘diga a ele que é preciso ir para um hospital. Não sei o que está acontecendo, mas ele precisa ir para um hospital logo’".

"Naquele momento, eu sabia que alguém tinha dado a ele algo que atingiu o sistema nervoso central", afirma. "Ele estava mal, chorava".

Jackson não foi ao hospital, e morreu quatro dias depois. Necropsias foram realizadas, mas a causa da morte ainda não foi revelada.

Velório em Neverland

O corpo de Michael Jackson será levado ao seu rancho em Neverland, na região central da Califórnia, na quinta-feira e uma abertura ao público está prevista para o final desta semana, informou a imprensa nesta terça-feira.

Uma carreata com cerca de 30 veículos deve acompanhar o corpo de Jackson no trajeto ao seu rancho, localizado perto da cidade de Los Olivos, ao norte de Santa Barbara, de acordo com autoridades policiais citadas pela rede de televisão norte-americana CNN e o site de celebridades TMZ.com.

Segundo um porta-voz do departamento de polícia de Santa Barbara, citado pelo site de entretenimento E! News, reuniões com a polícia rodoviária da Califórnia estavam sendo realizadas para se discutir a segurança no percurso entre a casa da família de Jackson em Los Angeles ao rancho de Nerverland.

Porta-vozes da polícia de Santa Barbara e representantes da família de Jackson não foram encontrados para comentar as informações.

O rei do pop Jackson, cujos hits incluem "Thriller" e "Billie Jean" morreu após ataque cardíaco na última quinta-feira.

A cidade natal de Jackson, Gary, no Estado norte-americano da Indiana, também planeja, para o dia 10 de julho, homenagens em memória ao cantor, de acordo com uma porta-voz do prefeito de Gary.

Pai está fora do testamento

Uma reportagem publicada nesta terça-feira (30) pelo jornal The Wall Street Journal afirma que o mais recente testamento de Michael Jackson, escrito em 2002, não inclui o pai do cantor, Joseph. De acordo com o jornal, o testamento divide os ativos do cantor entre "sua mãe, os três filhos e uma ou duas instituições de caridade".

Em um e-mail citado na reportagem, o advogado dos pais do astro do pop teria dito que nem ele nem seus clientes haviam visto o testamento de 2002. "Vamos examinar qualquer testamento quando o tivermos", afirmou.

Jackson morreu com cerca de US$ 500 milhões em dívidas, mas segundo a reportagem do jornal "o valor de seus ativos provavelmente supera esta quantia, possivelmente em US$ 200 milhões ou mais, de acordo com pessoas envolvidas com o assunto".

Na segunda-feira (29), a Justiça da cidade concedeu à mãe de Michael Jackson, Katherine, a tutela temporária das três crianças: Prince Michael I, de 12 anos, Paris Michael Katherine Jackson, de 11 anos, e Prince Michael II, de sete anos. Ela pede agora a guarda permanente das crianças.

Além de solicitar a guarda dos netos, a mãe do cantor também teria entrado com pedido para assumir o patrimônio das crianças, de valor ainda desconhecido.

A babá das crianças, Gracie Rwaramba, umas das pessoas mais ligadas aos três filhos de Jackson também pode decidir disputar a guarda dos três filhos de Jackson. Em entrevista publicada neste domingo (28), ela se mostrou preocupada com as crianças, das quais cuidou desde o nascimento. Não afirmou, no entanto, se entraria na disputa por elas.

Vida comum

Michael Jackson através dos anos vestia seus três filhos com véus e máscaras e até mesmo balançou um deles de uma sacada, um episódio que ficou famoso. Mas com a morte repentina do problemático pop star, sua família procura dar um senso de normalidade às três crianças.

Desde que Michael Jackson, de 50 anos, morreu na quinta-feira (25) após sofrer um ataque cardíaco em sua casa em Los Angeles, sua família tem tomado conta das crianças e as resguardado da mídia. No domingo (28), o pai do cantor disse em um comunicado -- lido por um representante ao seu lado em um show em homenagem a Michael Jackson -- que ele e sua mulher detêm autoridade exclusiva sobre as crianças do rei do pop.

Joe Jackson agiu rapidamente para afastar qualquer dúvida sobre a determinação de sua família em cuidar das crianças. "Os filhos de Michael são nossa maior prioridade", disse no comunicado.

"Nós faremos mais tarde declarações para discutir nossos futuros planos. Até o momento, no entanto, temos autoridade pessoal e legal para agir, e somente eu e Katherine temos autoridade sobre nosso filho e suas crianças."

Funeral

O pai de Michael Jackson, Joe Jackson, de 78 anos, deu uma entrevista coletiva à imprensa na manhã desta segunda-feira (29), por volta das 11h30 local (15h30 de Brasília), em frente à residência da família, em Encino, na Califórnia.

Ele falou que a família admite um funeral público para o cantor, morto na última quinta-feira (25). Questionado por um repórter se a cerimônia seria privada, ele respondeu: "Vamos querer um momento de privacidade. Mas não é possível fazer um funeral privado para uma pessoa como Michael".

O pai acrescentou que Jackson era "um superstar no mundo todo, era amado em todos os países e também nos Estados Unidos. Ele tentou ao máximo agradar a todos. Ajudava as pessoas e estava feliz por fazê-lo. Me sinto orgulhoso de meu filho, e seu legado vai continuar", garantiu o pai do rei do pop.

Causa da morte

Também nesta segunda-feira, o tabloide "The Sun" antecipou informações sobre a primeira autópsia no corpo do cantor, realizada pela polícia. De acordo com o jornal inglês, o astro tinha comprimidos parcialmente dissolvidos em seu estômago. Médicos legistas consideraram o corpo de Michael, que estava pesando apenas 51 quilos, muito deteriorado e chegaram à conclusão de que o músico não havia comido na última quinta-feira, dia de sua morte. Por causa das tentativas de reanimá-lo, o cantor teve várias costelas fraturadas. Também foram encontrados quatro furos de seringa perto do coração, que teria sido usada para a aplicação de adrenalina. De acordo com o "The Sun", Michael estava começando a ficar calvo e, por isso, usava uma peruca.

Os legistas também encontraram hematomas nos joelhos e nas tíbias do cantor, o que poderiam ser sequelas de quedas recentes. O corpo do Rei do Pop também estava repleto de cicatrizes de pelo menos 13 cirurgias plásticas que ele teria feito.

"A família e os seguidores de Michael se horrorizaram quando se deram conta do péssimo estado em que se encontrava", declarou ao tabloide britânico uma fonte próxima ao astro.

O médico Conrad Murray foi quem encontrou o cantor desacordado em sua cama, na quinta-feira, e ainda com pulso, apesar de não estar mais respirando. Foi por isso que o médico tentou reanimá-lo, enquanto esperava paramédicos acionados através do telefone de emergência 911 (ouça a gravação do chamado). De acordo com o advogado do Dr. Murray, Edward Chernoff, as alegações de que ele teria injetado no cantor analgésico como o Demerol ou Oxycontin não procedem. Ao "Los Angeles Times", o criminalista afirmou que as especulações sobre a injeção da substância são "absolutamente falsas".

Após três horas de depoimento à Polícia de Los Angeles no sábado, Conrad Murray divulgou nota, por meio de um porta-voz, informando que não é suspeito, mas testemunha da tragédia.

"This is it"

Filmagens dos últimos ensaios de Michael Jackson para a turnê "This is it", que começaria em julho na O2 Arena, em Londres, podem dar origem a um CD e um DVD ao vivo, de acordo com a agência promotora AEG Live.

Segundo a MTV americana, o último ensaio do rei do pop no Staples Center, em Los Angeles - um dia antes de morrer de parada cardiorrespiratória na quinta-feira (25) - foi gravado com qualidade suficiente para ser lançado como um disco póstumo do astro.

As gravações foram feitas a partir de um acordo da AEG Live com Michael Jackson. O trato incluía lançar um disco e um DVD com imagens ao vivo do cantor apresentando seus maiores sucessos. Se os rumores se concretizarem, as gravações podem ajudar a produtora dos shows a recuperar o dinheiro perdido com a morte do popstar.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.